Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Gestão do Lazer e Recreio

Curso

Turismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

165 | 40

Código

ULHT487-2-10579

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento
1.1. Os conceitos de lazer e recreio. Principais referências teóricas
1.2. Breve análise histórica
1.3. A relação entre o lazer, o recreio e o turismo
1.4. A economia das experiências
2. O contexto do lazer e do recreio
2.1. O território e as paisagens
2.2. Equipamentos
2.3. Espaços abertos e espaços fechados
2.4. Tendências e segmentos
3. A procura de actividades de lazer e recreio
3.1. Motivações e constrangimentos
3.2. A relação custo-benefício
3.3. Actividades por segementos de mercado
4. A oferta de lazer e recreio
4.1. Os promotores e os prestadores de serviços
4.2. O animador e as dinâmicas de grupos: perfil e funções
4.3. Tipologias e classificações de actividades e de equipamentos
4.4. Políticas públicas e enquadramento legal em Portugal
5. As empresas de lazer e recreio
5.1. Tipos de empresas
5.2. Gestão de equipamentos
5.3. Planeamento, programação e gestão de actividades
5.4. Promoção e divulgação
6. Análise de casos práticos

Objetivos

A unidade curricular Gestão do Lazer e Recreio deverá proporcionar aos alunos a informação necessária para a aquisição de competências no que respeita a:
- Conhecer os principais pressupostos do lazer e do recreio, no que respeita a
tempos, espaços e contextos, implicando a articulação com áreas congéneres
- Compreender os conceitos e as práticas desenvolvidas em contexto de lazer
- Avaliar a importância das empresas vocacionadas para o lazer e o recreio, bem como o planeamento das actividades
- Dominar as metodologias e os instrumentos adequados para promover actividades de recreio em tempos de lazer
- Analisar criticamente o processo de criação e gestão de actividades de lazer e de tomada de decisões no que respeita ao recreio

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreender os conceitos e as principais abordagens teóricas no âmbito do lazer e recreio
- Seleccionar fontes de informação cientificamente relevantes
- Definir metodologias de intervenção para a criação e gestão do lazer e recreio
- Relacionar as práticas de lazer e recreio com o turismo
- Desenvolver capacidades de planeamento e gestão de actividades e equipamentos de lazer e recreio

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino da unidade curricular centra-se em:
- Sessões teóricas seguindo o método expositivo com apresentação dos conteúdos programáticos.
- Apresentações em powerpoint que servem de base para reflexão, análise e discussão.
- Sessões práticas que implicam, por parte do aluno, pesquisa, consulta, leitura, sistematização e análise de documentos e outras fontes, com discussão oral, com o objectivo de fomentar a auto-aprendizagem.
- Realização de um trabalho de investigação com um máximo de 30 páginas a ser entregue em formato digital (PDF por email), cujo tema é escolhido pelos alunos a partir de um conjunto de temas previamente apresentados, que será discutido em sala
Como metodologia de avaliaçãoé proposta aos alunos a realização de um trabalho escrito individual (40%); uma apresentação e discussão do trabalho (40%); e a análise crítica de um texto (20%)

Bibliografia principal

1
Broadhurst, Richard (2002). Managing Environments for Leisure and Recreation. London: Taylor and Francis
2
Gratton, Chris; Taylor, Peter (2000). Economics of sport and recreation. London: E & FN Spon
3
Jenkins, John, & Pigram, John (2003). Encyclopedia of leisure and outdoor recreation. London: Taylor and Francis
4
Pigram, John e Jenkins, John (1999). Outdoor Recreation Management. London: Routledge
5
Torkildsen, George (1999). Leisure and Recreation Management, London: Spon Press