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Universidade Lusófona

Gestão dos Destinos Turísticos

Curso

Turismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

165 | 40

Código

ULHT487-2-8609

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Destino Turístico: Conceitos, funções, componentes, agentes. Estruturação ciclo de vida e sustentabilidade; tipologias de destinos.
2. Procura turística internacional: tendências pesadas.
3. Desenvolvimento do destino turístico competitivo: condicionantes e barreiras ao planeamento; fases do planeamento estratégico de um destino.
4. Desenvolvimento de políticas e estratégias: experiências turísticas, oferta turística e produtos turísticos. Posicionamento estratégico. Marca e Imagem dos destinos. Ferramentas de Comunicação e Canais de Distribuição. Fiscalidade nacional e regional.
5. Modelo de Gestão dos Destinos:
6. Eixos de suporte à Gestão dos Destinos: Nível estratégico e operativo; Observatórios do Turismo; Inteligência de Mercado; Mediação e Monitorização; Avaliação dos Resultados.

Objetivos

O módulo de Gestão dos Destinos Turísticos tem como objectivo central fornecer ferramentas teóricas e práticas sobre as várias vertentes da gestão dos destinos turísticos, designadamente: (i) abordagens à conceptualização de um destino turístico; (ii) procura turística internacional na estruturação de um destino. (ii) planeamento estratégico e competitividade dos destinos turísticos; (iii) desenvolvimento de políticas e estratégias dos destinos; iv) modelos de gestão dos destinos (iii) eixos de suporte à gestão dos destinos; v) monotorização e gestão de crises; e vi) indicadores de gestão de um destino turístico sustentável.
Com esta abordagem, pretende-se concretamente preparar os alunos para uma intervenção inovadora e indutora de novas competências, actividades e modelos de negócio, assim como despertar interesse e envolver os alunos em projectos de investigação sobre a problemática da gestão dos destinos turísticos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do módulo, os alunos deverão ser capazes de: i) discutir os principais desafios da estruturação e gestão de um destino turístico; ii) compreender o impacto da gestão da procura turística na competitividade dos destinos; iii) apreender e pôr em prática modelos de cooperação e co-responsabilização entre actores estratégicos, no sentido da construção de uma identidade territorial e do desenvolvimento de ferramentas de comunicação, promoção e distribuição adequadas; iv) compreender a relevância da gestão do conhecimento existente nos destinos turísticos, ou seja, as experiências e saberes dos actores que neles imprimem a sua vitalidade, e desenvolver ferramentas de gestão de informação e de inteligência de mercado, com suporte à tomada de decisão, seja a nível empresarial, seja em termos institucionais; e v) identificar e manusear modelos de monitorização da actividade de um destino turístico e saber intervir de forma adequada num enquadramento de crise.

Metodologias de ensino e avaliação

Os métodos de ensino usados baseiam-se no método expositivo, discussão de artigos científicos sobre os temas estudados, análise de casos práticos e dinamização de uma mesa redonda com entidades profissionais interessadas no desenvolvimento de investigação aplicada.
1) Trabalho de grupo (máximo 3 alunos). São dadas duas possibilidades: i) levantamento dos recursos turísticos e complementares de um determinado destino turístico, avaliação dos mesmos com base no seu peso para a atractividade do destino, e apresentação oral dos trabalhos. Os resultados destes trabalhos são integrados numa base de dados da ULHT que fica disponível aos alunos de Mestrado como ferramenta de suporte ao eventual desenvolvimento das suas dissertações; ou ii) desenvolvimento de ensaio de cariz científico sobre um dos tópicos relevantes da disciplina, previamente identificados pelo docente, e apresentação oral do mesmo 45%;
2) Participação, empenho nas aulas e evolução de conhecimentos10%; e 3) Teste escrito 45

Bibliografia principal

1 ATOUT FRANCE (2012). Optimizer les Resources d¿un Territoire par le Tourisme : La Mutualisation, ATOUT France, Paris.
2 HALL, M.C., Timothy D.J., e Duval, D.T. (2012). Safety and Security in Tourism - Relationships, Management and Marketing. Haworth Hospitality Press, USA.
3 LOZATO-Giotart, Leroux, E., e Balfet, M. (2012). Management du Tourisme ¿ Territoires, Offres et Stratégies (3ª Edição). Pearson France.
4 DEBARGE, S., Druhen, X., Evin-Leclerc, e Van Houtte, F. (2010). L¿Essentiel sur le Marketing Touristique des Collectivités Territoriales. Territorial Éditions: Voiron.
5 Go, F., e Govers, R. (2010). International Place Branding Yearbook 2010, Place Branding in the New Age of Innovation. Palgrave Macmillan, New York.