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Universidade Lusófona

Marketing Estratégico em Turismo

Curso

Turismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

170 | 40

Código

ULHT487-10578

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Marketing VS Estratégia: conceitos e interacções
2. Macro tendências no negócio turístico
3. Desenvolvimento de produtos turísticos: estruturação, interacção e operação
4. Marketing em turismo
a. Comportamento do consumo, posicionamento e branding
b. Pricing
c. Novos canais de promoção e vendas de produtos e destinos
d.Abordagens de investigação
5. Marketing estratégico e a Empresa
a. Pensamento estratégico: alinhamento organizacional e liderança
b. Planeamento estratégico:
i. Envolventes externa e interna
ii. Autodiagnóstico da empresa
iii. Prospectiva estratégica
iv. Visão, missão e objectivos
v. Decisões estratégicas e operativas
vi. Implementação da estratégia (Plano de Acção)
vii. Indicadores de Gestão
8.Mercados turísticos: estudo de casos aplicados
9. Atitudes e Comportamento do Turista ¿ o novo perfil e os seus desafios

Objetivos

Pretende-se que os estudantes fiquem familiarizados com os principais conceitos, ferramentas e técnicas de planeamento estratégico, tanto a nível empresarial, como em termos dos produtos e destinos turísticos. A Unidade Curricular proporciona igualmente uma aprendizagem transversal das dimensões chave ligadas ao desenvolvimento de produtos, prospectiva estratégica e marketing turístico, permitindo, deste modo, aos estudantes, ganhar especialização no desenvolvimento de estratégias adequadas à resolução dos problemas chave das empresas e dos destinos turísticos.
Pretende-se especificamente preparar os estudantes para uma intervenção inovadora de novas competências, actividades e modelos de negócio, assim como despertar interesse e envolver os alunos em projectos de investigação sobre a problemática do Marketing Estratégico em Turismo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências no domínio do Marketing Estratégico em Turismo, pelo que devem ser capazes de: i) apreender os conceitos teóricos/conceptuais estruturantes da disciplina, e saber relacionar as grandes tendências de tipologias de consumo ao negocio turístico; ii) saber avaliar a envolvente e o posicionamento estratégico de uma empresa/organização; iii) compreender a importância do alinhamento estratégico e do pensamento estratégico na gestão empresarial; iv) saber desenvolver e inovar produtos turísticos; v) demonstrar capacidade para a investigação em Turismo; vi) perceber o alcance da liderança, RH e mindset empresarial e cultural no sucesso do negócio turístico; vii) demonstrar capacidade para trabalhar com base em objetivos e demonstração de resultados; e viii) obter uma visão holística da importância dos mercados turísticos e das abordagens metodológicas desenvolvidas para a sua análise.

Metodologias de ensino e avaliação

Os métodos de ensino usados baseiam-se no método expositivo, discussão de artigos científicos sobre os temas estudados, análise de casos práticos e dinamização de uma mesa redonda com entidades ligadas ao Marketing Estratégico dm Turismo. Em termos da avaliação contínua, a mesma divide-se nas seguintes componentes: 1) Análise e discussão de artigos de cariz científico em aula (trabalho de grupo) (20%); Guidelines para um Plano de Marketing Estratégico em Turismo (trabalho de grupo) (35%); e 2) Teste escrito (45%).

Bibliografia principal

- Alvarez, Maria; Yuksel, Atila; Go, Frank (2016). Heritage Tourism Destinations: Preservation, Communication and Development. USA: CABI.
- Heeley, John (2015). Urban Destination Marketing in Contemporary Europe: Uniting Theory and Practice. Boston: Channel View Publications.
- Hudson, Simon & Hudson, Louise (2017). Marketing for Tourism, Hospitality & Events: A Global & Digital Approach. London: SAGE Publications INC.
- Middleton, Victor; Clarke, Jackie (2012). Strategics Marketing in Travel and Tourism. London: Butterworth-Heinemann.
- Tsiotsou, Rodoula; Goldsmith, Ronald (2012). Strategics Marketing in Tourism Services. UK: Emerald Group Publishing Limited.
- Uysal, Muzaffer; Fesenmaier, Daniel (2012). Communication and Channel System in Tourism Marketing in Travel and Tourism. USA: The Haworth Press, Inc..As