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Universidade Lusófona

Marketing Estratégico em Turismo

Curso

Turismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

170 | 40

Código

ULHT487-10578

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Marketing versus Estratégia: conceitos e interações
2. Macro Tendências no Negócio Turístico
3. Desenvolvimento de produtos turísticos: estruturação, interações e operação
4. Marketing em Turismo:
a. Comportamento de consumo, posicionamento e branding
b. Pricing
c. Novos canais de promoção e vendas de produtos e destinos
d. Abordagens de investigação
5. Marketing Estratégico e a Empresa:
a. Pensamento Estratégico, alinhamento organizacional e liderança
b. Planeamento Estratégico:
i. Envolventes externa e interna
ii. Autodiagnóstico da empresa
iii. Prospetiva estratégica
iv. Visão, missão e objetivos
v. Decisões estratégicas e operativas
vi. Implementação da estratégia (Plano de Ação)
vii. Indicadores de gestão
6. Mercados turísticos: Estudos de Caso Aplicados
a. Espanha
b. Reino Unido
c. Brasil
d. China
e. Angola

Objetivos

Pretende-se que os estudantes fiquem familiarizados com os principais conceitos, ferramentas e técnicas de planeamento estratégico, tanto a nível empresarial, como em termos dos produtos e destinos turísticos. A disciplina proporciona igualmente uma aprendizagem transversal das dimensões-chave ligadas ao desenvolvimento de produtos, prospetiva estratégica e marketing turístico, permitindo, deste modo, aos estudantes, ganhar especialização no desenvolvimento de estratégias adequadas à resolução dos problemas chave das empresas turísticas.
Pretende-se especificamente preparar os estudantes para uma intervenção inovadora e indutora de novas competências, actividades e modelos de negócio, assim como despertar interesse e envolver os alunos em projectos de investigação sobre a problemática do Marketing Estratégico em Turismo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências no domínio do Marketing Estratégico em Turismo, pelo que devem ser capazes de: i) apreender os conceitos teóricos/conceptuais estruturantes da disciplina, e saber relacionar as grandes tendências de tipologias de consumo ao negocio turístico; ii) saber avaliar a envolvente e o posicionamento estratégico de uma empresa/organização; iii) compreender a importância do alinhamento estratégico e do pensamento estratégico na gestão empresarial; iv) saber desenvolver e inovar produtos turísticos; v) demonstrar capacidade para a investigação em Turismo; vi) perceber o alcance da liderança, RH e mindset empresarial e cultural no sucesso do negócio turístico; vii) demonstrar capacidade para trabalhar com base em objetivos e demonstração de resultados; e viii) obter uma visão holística da importância dos mercados turísticos e das abordagens metodológicas desenvolvidas para a sua análise.

Metodologias de ensino e avaliação


Os métodos de ensino usados baseiam-se no método expositivo, discussão de artigos científicos sobre os temas estudados, análise de casos práticos e dinamização de uma mesa redonda com entidades ligadas ao Marketing Estratégico dm Turismo. Em termos da avaliação contínua, a mesma divide-se nas seguintes componentes: 1) Análise e discussão de artigos de cariz científico em aula (trabalho de grupo) (20%); Guidelines para um Plano de Marketing Estratégico em Turismo (trabalho de grupo) (35%); e 2) Teste escrito (45%).

Bibliografia principal

1 HBR¿s 10 Must Reads on Strategic Marketing (with featured article Marketing Myopia by Theodore Levitt (2013). Harvard Business Review.
2 TSIOTSOU, R.H., e Goldsmith, R.E. (2012). Strategic Marketing in Tourism Services. Emerald Group Publishing Ldt., UK.
3 VITOULADITI, O. (2014). Content Analysis as a Research Tool for Marketing Management and Development Strategies in Tourism. Procedia Economics and Finance, Vol.9, pp.278-287.
4 WEST, D., Ford, J., e Ibrahim, E. (2010). Strategic Marketing: Creating Competitive Advantage. 2ª Edição, Oxford University Press.
5 YU, Y., Byun W-H., e Lee J.T. (2014). Critical Issues of Globalisation in the International Hotel Industry. Current Issues in Tourism, Vol.17, No.2, pp.114-118.