Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Sistemas de Informação da Empresa

Curso

Turismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

180 | 40

Código

ULHT487-1-6318

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

¿ Abordagem Conceptual dos Sistemas de Informação (SI)
¿ Concepção, Desenvolvimento e Controlo dos SI
¿ Os SI e o Negócio Digital
¿ Os SI nas Organizações Turísticas
¿ A Internet e a Indústria de Serviços Turísticos
¿ Estudo de Casos relacionados com o Turismo

Objetivos

O objectivo desta U.C. é o de levar à aquisição de conhecimento sobre a importância e os
mecanismos informáticos de suporte à empresa, com foco na organização turística e o
conhecimento com ferramentas / aplicações da Internet.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ao concluir a unidade curricular o discente deve ter adquirido as seguintes competências:
¿ Compreender os conceitos de sistemas de informação empresariais (SI)
¿ Saber aplicar, em casos concretos, os conceitos de SI
¿ Dominar a resolução de problemas concretos com aplicação das ferramentas das
tecnologias de informação e comunicação

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino baseia-se no estudo de casos práticos de aplicação ao mundo real. Os
alunos terão de desenvolver trabalho de investigação, em 2 momentos distintos ao longo do
semestre:
¿ um primeiro, em grupo que culmina com a entrega e avaliação de um trabalho (40%);
¿ um segundo, individual que culmina com a elaboração de um artigo (60%).
40% para o trabalho inicial em grupo ou individual + 60% para o trabalho individual.
Poderá haver uma variação de + ou ¿ 2 valores na avaliação final, pela evolução, participação,
apoio ou outro mérito.

Bibliografia principal

Laudon, KennethC.,Laudon,Jane(2012)Management information systems:man the digital firm,11th ed. Boston; Amsterdam; London; Paris: Pearson Education

Information and Communication Technologies in Tourism (2011, January). Proceedings of the International Conference in Innsbruck, Austria, January 26-28, 2011

O'Brien, James A., Marakas, George M. (2011). Management information Systems, 10th ed. New York: McGraw---Hill

Stair, Ralph & Reynolds, George (2011). Principles of Information Systems. Cengage Learning, Inc; 10th edition. USA

Turban, E., Lee, J.K., King, D., McKay, J., Marshall, P. (2008). Electronic Commerce: A Managerial Perspective (5/E). Prentice Hall

Picot, A., Reichwald, R., Wigand, R. (2008). Information, Organization and Management. Springer

Pease, W., Rowe, M., Cooper, M. (2007). Information and Communication Technologies in Support of the Tourism Industry. IDEA Group Publishing

Outra bibliografia relacionada com estudo de casos no Turismo - Moodle