Desenvolvimento Urbano em Meio Rural
Apresentação
Os problemas da ruralidade e, em particular, das áreas do interior, com o despovoamento, falta de acesso a serviços, envelhecimento, abandono, trazem problemas ao território. Nesta UC abordam-se estas questões, no sentido da compreensão e preparação de ações para mitigação de problemas promovendo a integração territorial.
Disciplina do Curso
Urbanismo (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT262-381
Disciplinas complementares recomendadas
Todas as UCs do Plane de Estudos são recomendadas.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Caracterização e análise dos aglomerados populacionais. Evolução demográfica. Edificado e espaços exteriores. Características e condicionamentos das infraestruturas locais e regionais. Dinâmicas económicas regionais e locais; 2. Metodologias de Intervenção. Analise, Diagnóstico e Prognostico. Ação Estratégica em pequenos aglomerados. Método SWOT. Plano de Ação. Gestão de Projeto; 3. Propostas de intervenção. Plano de Ação. Debilidades e Potencialidades. Inserção regional. Áreas preferenciais de expansão, de reabilitação e de defesa do património. Programação de infraestruturas, equipamentos e espaços exteriores. Utilização agroflorestal preferencial na zona de influência; 4. Aspetos Económicos.
Objetivos
Esta UC tem por objetivo preparar os alunos para intervir nos ¿aglomerados populacionais¿ no ¿mundo rural¿ dando-lhes conhecimentos base sobre as necessidades específicas destes espaços no apoio às atividades Agroflorestais para poder propor intervenções urbanas. Garantir a vitalidade e perenidade destes ¿núcleos¿ - condição necessária ao correto ordenamento e gestão do território e consequente combate à desertificação e degradação da paisagem - exige uma intervenção técnica moderadora e esclarecedora da compatibilidade de interesses entre o sector primário, tradicionalmente dominante e com novas exigências de modernização e os sectores secundário e terciário em crescimento.
Metodologias de ensino e avaliação
A UC terá a forma de atelier/seminário onde o professor apresentará os conceitos e ferramentas que habilitem os estudantes na resolução dos problemas de desenho e composição urbanos. Os estudantes são avaliados individualmente pela qualidade, criatividade e razoabilidade histórica e técnica das soluções trabalhadas e, quando aplicável, na capacidade de trabalho em grupo. Os alunos são acompanhados no desenvolvimento do seu trabalho prático (cf. ponto avaliação no final), e devem desenvolver o trabalho de campo que permita a recolha de informação necessária ao desenvolvimento do projeto.
Bibliografia principal
Collis, David J.(2010) Thinking Strategically, Pocket Mentor, Harvard Business School Press. Duffy, Mary.(2006). Managing Projects, Pocket Mentor, Harvard Business School Press. Lovejoy, Derek.(1979). Land uses and Landscape planning, Leonard Hill, Glasgow. Marsh, William M.(1978). Environmental Analysis for Land Use and Site Planning, McGraw-Hill, Inc. Mcharg, Ian L.(1969). Design with Nature, Falcon Press, Philadelphia, USA. Jellicoe, G., Jellicoe, S. (1998). The landscape of Man. Shaping the environment from prehistory to the present day. 3th ed. Thames & Hudson, London. Dentinho, T., Rodrigues, O., [Coord.] (2007). Periferias e espaços rurais. Comunicações apresentadas ao II Congresso de Estudos Rurais. Principia. S. João do Estoril. Baudin, G., Vaz, D.[Org.] (2014). Transação Territorial. Novas relações cidade-campo. Ed. Húmus, V.N. Famalicão.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala