Ecologia e Paisagem Urbana
Apresentação
Abordam-se os fatores ecológicos ambientais e a sua importância no território. A forma como os fatores naturais se relacionam com o bem estar das comunidades e como se devem compatibilizar com as restantes exigências da vida urbana.
Disciplina do Curso
Urbanismo (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT262-11555
Disciplinas complementares recomendadas
Todas as UC do curso trabalham em complementaridade.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. O Meio Urbano e o Meio Ambiente. Síntese das alterações biofísicas e ecológicas em ambiente urbano; Problemas ambientais urbanos; Características dos habitats urbanos e influencias na composição da fauna e flora urbana 2. Ecologia Urbana. Fundamentos, terminologia e definições. Biomas e ecossistemas. Biodiversidade 3. Elementos da Paisagem Urbana. Tipologia e funções dos espaços. Conceitos e classificação. Índices e Padrões 4. Serviços Eco sistémicos e Funções dos Espaços Livres. Benefícios ecológicos e funções ambientais. 5. A Infraestrutura Verde em áreas urbanas. Sistemas e estruturas de espaços verdes urbanos. Tipos de sistemas / estruturas de espaços verdes; 6. Planeamento e gestão dos espaços verdes urbanos. Participação e cooperação. Financiamento e manutenção; 7. Ideais Urbanos e desafios atuais. A inter-relação entre o ambiente construído e espaços livres urbanos. A cidade sustentável, desenvolvimento demográfico, mudanças climáticas.
Objetivos
A UC tem como objetivo principal abordar as principais experiências e estratégias de intervenção na cidade contemporânea. Para tanto os mestrandos devem: 1. Compreender e relacionar as principais alterações biofísicas e ecológicas causadas pela urbanização 2. Discutir alterações ambientais e impactos antropogénicos nos ecossistemas e comunidades 3. Relacionar princípios da Ecologia Urbana e do Desenvolvimento Sustentável com respetivas medidas urbanísticas, paisagísticas e ecológicas. 4. Analisar e discutir a importância da ecologia e seus indicadores no ambiente urbano.
Metodologias de ensino e avaliação
A UC terá a forma de atelier/seminário onde o professor apresentará os conceitos e ferramentas que habilitem os estudantes na resolução dos problemas de desenho e composição urbanos. Os estudantes são avaliados individualmente pela qualidade, criatividade e razoabilidade histórica e técnica das soluções trabalhadas e, quando aplicável, na capacidade de trabalho em grupo. Os alunos são acompanhados no desenvolvimento do seu trabalho prático (cf. ponto avaliação no final), e devem desenvolver o trabalho de campo que permita a recolha de informação necessária ao desenvolvimento do projeto. O trabalho é transversal a várias unidades curriculares para permitir o entendimento global das matérias, a forma como se relacionam e a sua importância no contexto do urbanismo.
Bibliografia principal
Direcção Geral do Ordenamento do Territorio (1992). ¿Espaços Verdes Urbanos¿, Lisboa. DTLR (Department for Transport, Local Government and the Regions) (2002) 'Green Spaces, Better Places - Final Report of the Urban Green Space Taskforce'. London. Fadigas, L. (2007) ¿Fundamentos ambientais do ordenamento do terrotório e da paisagem¿. Edições Silabo, Lisboa. Smaniotto Costa, Carlos (2012) 'De quintas a parques - Visitando os Parques da Quinta das Conchas e da Quinta dos Lilases em Lisboa'. Arquitextos, São Paulo, 13.146, Vitruvius, jul 2012 http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.146/4429 Smaniotto Costa, Carlos (2010) ¿Áreas Verdes: um elemento chave para a sustentabilidade urbana - A abordagem do Projeto GreenKeys¿. Em: Arquitextos, São Paulo, Nov. 2010, http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.126/3672, ISSN 1809-6298
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala