Instrumentos de Planeamento e Gestão Urbana
Apresentação
A atividade em urbanismo suporta-se na elaboração e gestão de planos territoriais, sendo, por isso, essencial o conhecimento das metodologias associadas à sua elaboração e utilização.
Disciplina do Curso
Urbanismo (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT262-7350
Disciplinas complementares recomendadas
Todas as UC do curso são complementares
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1.Instrumentos urbanísticos. Os vários Planos de Ordenamento do Território. Escala, objetivos e conteúdos dos Planos. Exemplos. Processos de concepção; 2. Controlo do uso do solo; 3.Articulação entre planos de hierarquia superior e inferior; 4. Estratégia. Metodologia de preparação. Método SWOT. Analise, diagnostico e prognostico. Parâmetros e Padrões. urbanísticos. Linguagem e representações. Fontes de Informação. 5. Gestão urbanística. Processos de Gestão. Institucionalidade para a gestão. Instrumentos e processos de acompanhamento e monitorização. Processos para a revisão de Planos; 6. Enquadramento legislativo. Regulamentos; 7. Os vários agentes. A acção do poder público, dos técnicos e da população. Desenvolvimento e Processos participativos.
Objetivos
Esta UC prepara os alunos para a compreensão e elaboração de planos e projetos de urbanismo nos seus diferentes instrumentos e escalas, contemplando a integração entre instrumentos de hierarquia inferior com os superior. Visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os instrumentos de planeamento e de gestão urbana existentes, de modo a possibilitar o enquadramento daqueles de maior relevo para a formação do urbanista, nomeadamente os planos municipais de ordenamento do território. Desse modo os estudantes ficam capacitados para exercer a sua atividade de planear e projetar a cidade, tendo ainda por base um conhecimento aprofundado da gestão local e de seus instrumentos urbanísticos.
Metodologias de ensino e avaliação
A UC terá a forma de atelier/seminário onde o professor apresentará os conceitos e ferramentas que habilitem os estudantes na resolução dos problemas de desenho e composição urbanos. Os estudantes são avaliados individualmente pela qualidade, criatividade e razoabilidade histórica e técnica das soluções trabalhadas e, quando aplicável, na capacidade de trabalho em grupo. Os alunos são acompanhados no desenvolvimento do seu trabalho prático (cf. ponto avaliação no final), e devem desenvolver o trabalho de campo que permita a recolha de informação necessária ao desenvolvimento do projeto. O trabalho é transversal a várias unidades curriculares para permitir o entendimento global das matérias, a forma como se relacionam e a sua importância no contexto do urbanismo.
Bibliografia principal
DGOT/UTL.(1991). Volumes I, II e III editados em 1996, 2a Edição, Normas Urbanísticas. DGOTDU. (1996). Pedro George et al, Guião Para a Apresentação e Tramitação de Planos de Pormenor. Costa Lobo. (1986). Opções Implícitas na natureza dos Regulamentos..., in Direito do Urbanismo, INA, pg. 75 a 9. De Grazia, Grazia (Org.).(1990). Plano director: instrumentos de reforma urbana, Rio de Janeiro, Fase. Lourenço, Júlia Maria. (2003). ¿Expansão Urbana¿ ¿ Gestão de Planos-Processo, textos universitários de ciências sociais e humanas ¿ Fundação Calouste Gulbenkian. Goethert, Reinhard e Nabel, Handi. (1988). Making Microplane: a community based process in design and development, London, Shurt Run Press. Mikoleit, Anne and Purckhaure, Moritz.(2011) Urban code:100 lessons for understanding the city, MIT Press. Sorkin, Michell.(2011). All over the map: writing on buildings and cities, Verso, London. Lynch, K., Hack, G (2002). Site Planning. MIT Press. Massachusetts.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala