Metodologias de Investigação em Urbanismo
Apresentação
A unidade Curricular visa a preparação do estudante para a prática da investigação e, em concreto, para a elaboração da investigação e tese final.
Disciplina do Curso
Urbanismo (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT262-11556
Disciplinas complementares recomendadas
No âmbito do Doutoramento todas as UC se relacionam.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Introdução aos métodos de investigação; 2. Identificação da singularidade; 3. Calculo sobre a gestão da complexidade; 4. Análise e diagnóstico da situação; 5. Formulação de perguntas de partida; 6. Encontro de "objetos" e objetivos; 7. Preparação e montagem de projeto de investigação; 8. O projeto de investigação, gestão e resultados 9. Entre o empírico e a teoria; 10.Entre a lógica e a coerência; 11.Gestão de projeto e gestão de desafios (os problemas e a sua resolução); 12.Resultados e sua disseminação; 13.Normas para a produção de trabalho científico; 14.A investigação em urbanismo - objetivos e necessidades.
Objetivos
São objetivos desta UC a preparação dos doutorandos para a prática da investigação em urbanismo explorando o sentido analítico - teórico e metodologicamente orientado - na observação dos factos urbanísticos e capacitando-o para a realização de trabalho de investigação. Assim, de acordo com a motivação pessoal para a realização do trabalho de investigação são objetivos desta UC: Preparar o doutorando para a definição de projetos, e seus limites; Capacitar para a construção conceptual estruturante; Sistematizar o trabalho com a construção de modelos teóricos e analíticos; Planear e desenvolver o projeto de investigação; Enfrentar os desafios da investigação de forma eficiente; Gerir um projeto de investigação- Tempo, recursos, resultados. Como grande objetivo esta UC visa capacitar o doutorando para elaborar trabalho de investigação (da montagem aos resultados) e para a disseminação de resultados obedecendo às teorias e práticas científicas na área do urbanismo.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são ministradas em formato de seminário, em sessões com componentes teóricas e práticas. Na componente teórica, são apresentados os conteúdos programáticos, usualmente apoiados por powerpoints, que são colocados à disposição na plataforma de apoio pedagógico Moodle; na componente prática, os doutorandos são introduzidos na linguagem e análise das diversas problemáticas que envolvem o urbanismo, ilustradas com exemplos de casos nacionais, europeus e internacionais, de modo a prepará-los para uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a aquisição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados, através de debate orientado em torno dos assuntos escolhidos. A avaliação é feita de forma continuada, com apreciação final através dos elementos de avaliação definidos no Programa de Doutoramento - Informações ao aluno e no final deste documento.
Bibliografia principal
CRESWELL, John W. (2003), Research Design ¿ qualitative, quantitative, and mixed methods approaches, Sage, Londres DOLBEC, André (2003),¿A Investigação-Acção¿, Investigação Social ¿ da problemática à colheita de dados, GAUTHIER, Benoît (ed), Loures, Lusodidáctica, 483-512 FLICK, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisbao: Monitor FORTIN, Marie-Fabienne (2003), O processo de investigação, Loures: Lusociência GAUTHIER, Benoît (ed) (2003), Investigação Social ¿ da problemática à colheita de dados, Loures, Lusodidáctica MACKIEWICZ. Marie-Piere (ed.) (2001), Practien et chercheur, Paris: L¿Harmattan PERETZ, Henri (2000), Métodos em Sociologia, Lisboa, Temas e Debates. REY, Fernando (2005), Pesquisa Qualitativa e Subjectividade, São Paulo: Thomson SHAW, I., & Gould, N. (2001). Qualitative research in social work. Londres: Sage
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala