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Universidade Lusófona

Metodologias de Investigação em Urbanismo

Apresentação

A unidade Curricular visa a preparação do estudante para a prática da investigação e, em concreto, para a elaboração da investigação e tese final.

Disciplina do Curso

Urbanismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

| Anual | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT262-11556

Disciplinas complementares recomendadas

No âmbito do Doutoramento todas as UC se relacionam.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução aos métodos de investigação;

2. Identificação da singularidade;

3. Calculo sobre a gestão da complexidade;

4. Análise e diagnóstico da situação;

5. Formulação de perguntas de partida;

6. Encontro de "objetos" e objetivos;

7. Preparação e montagem de projeto de investigação;

  • a. Requisitos (pergunta de partida, estado de arte, objetivos, resultados esperados);
  • b. Programação;
  • c. Monitorização;

8. O projeto de investigação, gestão e resultados

9. Entre o empírico e a teoria;

10.Entre a lógica e a coerência;

11.Gestão de projeto e gestão de desafios (os problemas e a sua resolução);

12.Resultados e sua disseminação;

13.Normas para a produção de trabalho científico;

14.A investigação em urbanismo - objetivos e necessidades.

Objetivos

São objetivos desta UC a preparação dos doutorandos para a prática da investigação em urbanismo explorando o sentido analítico - teórico e metodologicamente orientado - na observação dos factos urbanísticos e capacitando-o para a realização de trabalho de investigação. Assim, de acordo com a motivação pessoal para a realização do trabalho de investigação são objetivos desta UC:

Preparar o doutorando para a definição de projetos, e seus limites; Capacitar para a construção conceptual estruturante;

Sistematizar o trabalho com a construção de modelos teóricos e analíticos; Planear e desenvolver o projeto de investigação;

Enfrentar os desafios da investigação de forma eficiente;

Gerir um projeto de investigação- Tempo, recursos, resultados.

Como grande objetivo esta UC visa capacitar o doutorando para elaborar trabalho de investigação (da montagem aos resultados) e para a disseminação de resultados obedecendo às teorias e práticas científicas na área do urbanismo.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são ministradas em formato de seminário, em sessões com componentes teóricas e práticas. Na componente teórica, são apresentados os conteúdos programáticos, usualmente apoiados por powerpoints, que são colocados à disposição na plataforma de apoio pedagógico Moodle; na componente prática, os doutorandos são introduzidos na linguagem e análise das diversas problemáticas que envolvem o urbanismo, ilustradas com exemplos de casos nacionais, europeus e internacionais, de modo a prepará-los para uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a aquisição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados, através de debate orientado em torno dos assuntos escolhidos.

A avaliação é feita de forma continuada, com apreciação final através dos elementos de avaliação definidos no Programa de Doutoramento - Informações ao aluno e no final deste documento.

Bibliografia principal

CRESWELL, John W. (2003), Research Design ¿ qualitative, quantitative, and mixed methods approaches, Sage, Londres

DOLBEC, André (2003),¿A Investigação-Acção¿, Investigação Social ¿ da problemática à colheita de dados, GAUTHIER, Benoît (ed), Loures, Lusodidáctica, 483-512

FLICK, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisbao: Monitor

FORTIN, Marie-Fabienne (2003), O processo de investigação, Loures: Lusociência

GAUTHIER, Benoît (ed) (2003), Investigação Social ¿ da problemática à colheita de dados, Loures, Lusodidáctica

MACKIEWICZ. Marie-Piere (ed.) (2001), Practien et chercheur, Paris: L¿Harmattan

PERETZ, Henri (2000), Métodos em Sociologia, Lisboa, Temas e Debates.

REY, Fernando (2005), Pesquisa Qualitativa e Subjectividade, São Paulo: Thomson SHAW, I., & Gould, N. (2001). Qualitative research in social work. Londres: Sage

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