filmeu
a-habitacao-social-e-o-papel-da-casfig-em-guimaraes

A Habitação Social e o Papel da CASFIG em Guimarães

A Aula Aberta destacou temas como as iniciativas municipais no âmbito da habitação social.

27.11.23 - 14h24

No passado dia 23 de novembro, a Universidade Lusófona organizou uma aula aberta que teve como tema central a questão da habitação social em Guimarães, destacando o papel fundamental da CASFIG (Coordenação de Âmbito Social e Financeiro das Habitações do Município de Guimarães). 

O evento contou com a presença da Doutora Ivone Ribeiro, Assistente Social na Câmara Municipal de Guimarães, como principal oradora. Tendo em consideração as necessidades locais, apresentou uma visão abrangente das ações e impacto da CASFIG na gestão do património imobiliário municipal, com especial destaque nas habitações sociais. 

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de partilhar as suas pesquisas sobre a habitação social em Guimarães, incentivando desta forma ao debate e tornando a aula mais dinâmica.  

A CASFIG, cuja missão é promover e gerir o património imobiliário municipal, que, não só garante a manutenção e desenvolve projetos sociais, como também assume responsabilidades nas carências habitacionais do concelho. A atribuição de habitação social, o subsídio municipal ao arrendamento e o suporte técnico para candidaturas ao programa Porta 65 são algumas das medidas implementadas pela entidade. 

Durante a aula aberta, foram explorados temas como:

  • O desenvolvimento da habitação social em Guimarães;
  • A história e evolução da CASFIG;
  • As iniciativas municipais no âmbito da habitação social;

Ao abordá-los, a Doutora Ivone sublinhou a importância dos assistentes sociais como mediadores e destacou a necessidade de criar empatia com as famílias. 

A CASFIG, alinhada com a preocupação do direito a uma habitação digna para cada cidadão, desempenha um papel crucial na garantia deste direito fundamental, conforme estabelecido pela Constituição.  

Esta aula aberta contribuiu significativamente para esclarecer as questões relacionadas com a habitação social, evidenciando o papel da CASFIG em auxiliar diversas famílias portuguesas, promovendo condições de vida mais dignas e facilitando o acesso à habitação social. 

Veja as fotografias do evento aqui 

 

 

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios