filmeu
Imagem notícias defeito 1

Cuidado! Há um drone na alameda

Alunos do curso de Eng. Eletrotécnica vão lançar drone

04.08.15 - 00h00

Os alunos do CET em Automação, Robótica e Controlo Industrial que fizeram o estágio nos laboratórios de Engenharia Electrotécnica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia fizeram um voo demonstrativo com um drone na Alameda da Universidade de Lisboa com o objetivo de testar o trabalho realizado na parte final do estágio. O objetivo principal do voo é a possibilidade de a partir do solo, aferir os parâmetros (coordenadas GPS e outras) do trajeto através do computador.


A experiência decorreu no passado dia 31 de julho, na alameda da Universidade de Lisboa


"Durante o estágio fui propondo atividades e projetos, que foram não só cumpridos pelos formandos como foram superando as minhas expectativas", refere Fernando Baltazar Duarte, diretor do curso de Engenharia Electrotécnica da Lusófona e coordenador do estágio curricular.



"Temos feitos algumas experiências de voo e de controlo e fizemos alguns avanços na obtenção de dados de voo, conseguindo ter num computador um "painel de instrumentos" com alguns parâmetros de voo como as coordenadas GPS, a distância percorrida e o tempo total desse trajeto", explica o docente, acrescentando que "esta é uma área com futuro estratégico".



O voo constou de duas partes, tal como o indicado no plano: na primeira o voo foi "comandado" a partir de um controlador em terra e uma segunda parte em que foi feito voo autónomo, sem qualquer controlo a partir de terra. O voo foi planificado "offline" e feito o upload dos parâmetros de voo para o "drone" que cumpriu integralmente o plano definido, enviando para o computador os parâmetros pretendidos.



Faltará, no futuro, e com outros apoios explorar um conjunto vasto de possíveis aplicações deste método de obtenção de dados.



O voo decorreu na Alameda da Universidade de Lisboa uma vez que, no Campus da Universidade Lusófona, a experiência não é permitida devido à proximidade do aeroporto.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios