filmeu
Imagem notícias defeito 1

Número de alunos cresce há quatro anos nas universidades privadas

Aumento do número de alunos que entram no 1.º ano. Subida da procura é, em média, de 8,5%.

09.10.17 - 00h00

As universidades privadas voltam a acompanhar a tendência do ensino público e aumentaram o número de novos alunos inscritos no 1.º ano das suas licenciaturas para o novo ano lectivo. As informações recolhidas pelo PÚBLICO junto das instituições particulares de ensino superior apontam para um crescimento na ordem dos 8,5%. É o quarto ano consecutivo em que sobe o total de entradas de estudantes neste sector, o que nunca tinha acontecido em duas décadas.

(...)

Lusófona é a que mais cresce

De entre as instituições que divulgaram as respectivas informações, o maior crescimento é o verificado na Universidade Lusófona do Porto, onde entraram quase 1000 novos alunos, o que significa mais 38% do que no ano anterior. Na outra universidade do grupo, com sede em Lisboa, o aumento do número de novos estudantes fixou-se em 24%.

Manuel José Damásio, administrador da Lusófona, não quer, porém, valorizar o facto de a universidade ser a que mais cresce dentro do sector privado, preferindo destacar o "crescimento global do sistema". "É um fenómeno sistémico. Quanto muito, há diferenças dentro do país: o eixo litoral tem mais procura do que o interior, mas não mais do que isso", avalia.

O administrador da Universidade Lusófona sublinha ainda o facto de o aumento da procura do sector particular estar em linha com o que tem acontecido no concurso nacional de acesso ao ensino superior público. No ensino público, entraram este ano 44.923 estudantes na 1.ª fase do concurso nacional de acesso, o que significa mais 4,5% do que no ano anterior.

Para Damásio, este aumento da procura do ensino superior deve-se ao aumento do número de estudantes em condições para entrar no ensino superior, em consequência, por um lado, da diminuição do abandono no ensino secundário e, por outro, de um aumento do número global de estudantes face ao alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos.

Artigo publicado e notícia completa em Jornal Público.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios