filmeu
Imagem notícias defeito 1

Carlos Pimenta responsável por ópera no CCB

A opera L'Isola Disabitada pode ser considerada como uma reformulação do mito de Orfeu e Eurídice.

25.11.16 - 00h00

O professor Carlos Pimenta (Director da Licenciatura em Artes Performativas e Tecnologias - ULHT e da Licenciatura em Artes Dramáticas - ULP) é o responsável pela concepção e direcção da opera L´Isola Disabitada que será apresentada no Grande Auditório do CCB nos dias 25 e 26 às 20h.

O libreto de L'Isola Disabitata foi escrito pelo maior poeta para música do séc. XVIII, Pietro Metastasio. Teve a sua primeira apresentação no dia 31 de maio de 1753 em Aranjuez, com música do compositor austríaco de descendência italiana Giuseppe Bonno (1711-1788). Em Portugal, L'Isola Disabitata foi apresentada com música de David Perez em 1767 e teve várias apresentações nos teatros reais portugueses.

Esta breve peça teatral pode ser considerada como uma reformulação do mito de Orfeu e Eurídice. Os motivos principais do conto estão aqui todos reunidos: a viagem, a separação dos jovens esposos, a morte simbólica, o reencontro com a amada, a ressurreição e o triunfo final do bem acima do mal. A dicotomia homem | natureza perpassa, ainda, pela leitura de uma obra que se assume como exemplar na demonstração das contradições e mal-entendidos em que os seus protagonistas se deixam enredar.


Após o sucesso de Antígono (2011) o Divino Sospiro regressa ao mesmo período histórico e à ópera encenada. Se em Antígono "a maravilhosa máquina do barroco" se reconfigurou naquilo que foi apelidado na altura como "barroco digital", nesta nova produção voltam a aliar-se na cena as tecnologias contemporâneas e o estrito respeito pela tradição barroca e pela música historicamente informada.

Música David Perez (1711 - 1778)
Libreto Pietro Metastasio (1698 - 1782)
Orquestra DIVINO SOSPIRO
Direção Musical Massimo Mazzeo

Com
Francesca Aspromonte
Eduarda Melo
Joana Seara
Bruno Almeida

Conceção e direção Carlos Pimenta
Figurinos José António Tenente
Vídeo João Pedro Fonseca
Desenho de Luz Rui Monteiro
Espaço cénico Carlos Pimenta e João Pedro Fonseca
Tradução Adriana Latino
Edição crítica da partitura Iskrena Yordanova

Produção | CCB

Licenciatura em Artes Performativas

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios