Ciclo de Conferências na Casa da Arquitetura
Ciclo de Conferências em Matosinhos reúne alunos e arquitetos de renome em debate sobre o impacto da arquitetura contemporânea
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
06.11.24 - 09h45A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, foi o epicentro de um importante Ciclo de Conferências que reuniu estudantes e figuras de destaque do mundo da arquitetura. Os estudantes de Arquitetura da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto tiveram a oportunidade única de expor alguns dos seus projetos e de participar em conferências com a presença de prestigiados arquitetos internacionais.
O evento contou com a participação de várias figuras influentes no campo da arquitetura, como Pedro Ramalho, diretor do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto. Entre os palestrantes destacam-se: Na Fonteyne, arquiteta belga conhecida pelos seus projetos de habitação e reabilitação urbana; Andrea Deplazes, arquiteto suíço com vasta experiência na integração da sustentabilidade em projetos contemporâneos; Marta Moreira, uma das fundadoras do premiado escritório brasileiro MMBB Arquitetos; Stephen Bates, arquiteto britânico cujos projetos de habitação são extremamente reconhecidos e João Pedro Serôdio, arquiteto português que cofundou a Serôdio Furtado Associados e cuja obra reflete um forte compromisso com a arquitetura.
O encontro proporcionou um espaço de partilha de conhecimentos e experiências, sobre o mundo da arquitetura e para os estudantes, este evento também foi uma oportunidade para exibir os seus trabalhos perante um público especializado e colecionar feedback valioso de arquitetos de renome.
A equipa de media da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, entrevistou alguns dos estudantes presentes no evento, que falaram sobre as suas experiências e os projetos expostos.
Sofia Oliveira, estudante do terceiro ano, partilhou os desafios do seu projeto, que envolve o desenvolvimento de uma residência para estudantes.“Este projeto foi especialmente desafiador, pois tivemos de construir um gaveto, perto das Belas Artes e da biblioteca. Foi um processo complexo, mas adorei trabalhar na conceção e pensar o projeto desde a sua origem até à sua conclusão", relatou a aluna.
Esses encontros são essenciais para conectar os estudantes com o mundo real da arquitetura, permitindo-lhes aprender com figuras de destaque, compreender a exigência da profissão e refletir sobre os desafios que a arquitetura enfrenta.
O Ciclo de Conferências na Casa da Arquitetura foi, assim, um marco significativo para os estudantes da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, proporcionando-lhes uma plataforma para apresentarem os seus trabalhos e aprofundarem os seus conhecimentos com o contributo de profissionais de destaque. Eventos como este reforçam a ponte entre o ensino da arquitetura e a prática profissional, preparando as novas gerações para os desafios futuros da profissão.
Com este encontro, os alunos ficam prontos para continuar a explorar o vasto campo da arquitetura, incluído com novas ideias e uma visão mais ampla sobre o impacto que os seus projetos podem ter no mundo.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Texto
Mariana Devezas
Vídeo (Cobertura)
Catarina Machado
Vídeo (Edição)
Catarina Machado
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Realizadora de filme “O Jovem Xamã” à conversa com estudantes do DCAM e DCC
- Universidade Lusófona em Destaque com Projeto Sustentável de Alimentos Proteicos
- Liderança Europeia em Destaque com Participação em 4 Ações COST
- ULusófona em Destaque no Debate sobre Conectividade e Inovação Digital
- Futuro Realizado com a Carteira Digital