filmeu
Imagem notícias defeito 1

2º Concurso Robot Apaga Chamas

Constrói o teu robot, participa no concurso e entra na competição.

09.06.17 - 00h00

O objetivo do concurso é que as equipas inscritas, formadas por professores, alunos ou funcionários da Lusófona, apresentem um robot móvel, capaz de encontrar e extinguir um incêndio.

O robot deverá operar dentro de um pequeno cenário e o incêndio será simulado por uma vela. O robô deverá ser capaz de encontrar a vela e extinguir o incêndio através da exploração de salas criadas no cenário.

Inscrições para: fernando.duarte@ulusofona.pt até 7 de setembro 2017

Competição: 14 de setembro 2017

Regulamento 2º Concurso Robot Apaga Chamas


1. Objetivos

O objetivo do concurso é promover a robótica assim como proporcionar um evento educativo, estimulante e divertido, onde estudantes, professores e funcionários possam usar a robótica como uma ferramenta educativa, capaz de levar os estudantes a adquirir competências científicas e técnicas, assim como outras competências transversais nomeadamente as de gestão de projetos.

O desafio proposto pelo Concurso consiste em pôr à prova pequenos robôs móveis e autónomos, com a missão de encontrar e extinguir um incêndio (simulado pela chama de uma vela), dentro de uma "arena" que serve de modelo de uma casa, formada por corredores e salas.

Os robots que participam no concurso devem ser desenvolvidos pelas equipas e serem autónomos e movidos a energia eléctrica. Tipicamente os robots que participam no concurso usam um sistema de locomoção baseado em rodas, lagartas ou pernas, têm sensores para detecção de obstáculos (paredes, marcas e chamas) e possuem algum tipo de sistema de extinção da chama que varia da simples ventoinha, até a algo mais realista como pode ser um pequeno canhão de água.

Com este concurso, o curso de Engª Electrotécnica e a Faculdade de Engenharia pretendem reforçar o seu contributo na dinamização de projectos que tenham como objectivo a divulgação da ciência e da tecnologia e que ajudem a potenciar uma cultura científica de desenvolvimento, investigação e inovação no seio do universo ULHT, com claros benefícios na formação disponível.

2. Quem pode concorrer

A participação será feita por equipas de, no máximo, quatro elementos, podendo, cada equipa, ser constituída apenas por alunos, por alunos e professores ou ainda por alunos e funcionários. O concurso terá um Júri soberano com a seguinte constituição: 1 Docente do curso de Enªg Eletrotécnica (presidente), um aluno do curso de Engª Electrotécnica e um funcionário da Faculdade de Engenharia. Das decisões do júri não haverá recurso.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios