
Conferência sobre a Obra "O Olho de Deus no Discurso Salazarista"
ULusófona recebe um olhar científico sobre a dimensão religiosa no discurso político da ditadura
14.06.24 - 12h40A Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto acolheu mais um evento do ciclo de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com o objetivo de celebrar e promover uma reflexão sobre as diversas dimensões do impacto da Revolução dos Cravos na sociedade portuguesa.
O Professor Doutor Moisés de Lemos Martins, ao contrário do habitual, que seleciona o conferencista da sessão, foi, ele próprio, o orador. Moisés de Lemos Martins é Professor Catedrático de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho e doutorou-se em Ciências Sociais, com especialização em Sociologia, pela Universidade de Estrasburgo, em 1984.
Na sua apresentação, centrou-se no seu livro "O Olho de Deus no Discurso Salazarista". Explicou que a ideia para o livro e para a sua tese de doutoramento surgiu naturalmente, dado o seu envolvimento nos circuitos intelectuais do "catolicismo progressista". A tese culminou no livro que hoje é considerado uma referência no estudo do regime discursivo dominante em Portugal durante o Estado Novo, nos anos 30 e 40 do século XX.
O livro do Professor Doutor Moisés de Lemos Martins oferece um olhar cientificamente valioso sobre a dimensão religiosa no discurso legitimador do salazarismo, interrogando a política geral do sentido salazarista e o seu regime de verdade. Abordou o discurso como uma prática política disciplinar, influenciando a memória histórica, o olhar, o desejo e a vontade.
Durante a conferência, explicou também o simbolismo da capa do livro, que apresenta um homem com um terço seguido por membros da igreja. Esta imagem representa a influência de Salazar na igreja, refletida na conformidade dos seus seguidores.
Este evento faz parte de uma série de iniciativas destinadas a fomentar uma reflexão crítica sobre os 50 anos do 25 de Abril e o legado da Revolução dos Cravos na sociedade contemporânea.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Fotografia
Catarina Machado
Vídeo (Cobertura)
Catarina Machado e Filipa Silveira
Vídeo (Edição)
Catarina Machado
Texto
Filipa Silveira
Outras Notícias
- ULusófona Integra Conselho de Governação de Parcerias com Universidades dos EUA
- Feira de Emprego Aproxima Estudantes da ULusófona ao Mercado de Trabalho
- Cursos em Destaque neste Semestre no Mestrado Erasmus Mundus AISS
- Apresentação da 7.ª edição da Revista 1820 decorreu no Palácio da Bolsa
- Sessão Debate Impacto Histórico do 11 de Março de 1975