filmeu
Imagem notícias defeito 1

Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance

Um exame crítico do Programme for International Student Assessment (PISA).

11.04.22 - 00h00


Já se encontra disponivel o livro "Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance: Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives", de António Teodoro, Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.

Este volume oferece um exame crítico do Programme for International Student Assessment (PISA), centrando-se na sua origem e implementação, na sua relação com outras avaliações internacionais em larga escala, e nos seus impactos na política e reforma educativa a nível nacional e transnacional. Utilizando dados empíricos recolhidos a partir do projeto "Uma História de Sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018)", levado a cabo pelo CeiED na Universidade Lusófona de Lisboa, o texto destaca as ligações entre o PISA e questões emergentes, incluindo a circulação internacional da grande ciência, perícia e política, e identifica os seus limites conceptuais e metodológicos como um projeto de governação global.

O volume fornece, em última análise, um novo quadro para compreender como as prioridades da OCDE se manifestam através de um instrumento regulador baseado na Teoria do Capital Humano e do Conhecimento, e, por isso, constitui um argumento poderoso para a procura de novas abordagens humanistas. Este texto irá beneficiar investigadores, académicos e educadores com interesse na política e política de educação, educação internacional e comparativa, e a sociologia da educação em geral.

Ler Introdução do Livro

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios