Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance
Um exame crítico do Programme for International Student Assessment (PISA).
11.04.22 - 00h00Já se encontra disponivel o livro "Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance: Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives", de António Teodoro, Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.
Este volume oferece um exame crítico do Programme for International Student Assessment (PISA), centrando-se na sua origem e implementação, na sua relação com outras avaliações internacionais em larga escala, e nos seus impactos na política e reforma educativa a nível nacional e transnacional. Utilizando dados empíricos recolhidos a partir do projeto "Uma História de Sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018)", levado a cabo pelo CeiED na Universidade Lusófona de Lisboa, o texto destaca as ligações entre o PISA e questões emergentes, incluindo a circulação internacional da grande ciência, perícia e política, e identifica os seus limites conceptuais e metodológicos como um projeto de governação global.
O volume fornece, em última análise, um novo quadro para compreender como as prioridades da OCDE se manifestam através de um instrumento regulador baseado na Teoria do Capital Humano e do Conhecimento, e, por isso, constitui um argumento poderoso para a procura de novas abordagens humanistas. Este texto irá beneficiar investigadores, académicos e educadores com interesse na política e política de educação, educação internacional e comparativa, e a sociologia da educação em geral.