filmeu
Imagem notícias defeito 1

CUL: a cerveja universitária criada na Lusófona

Professora Laura Teixeira de Vasconcelos, apaixonada por cerveja, deu o seu toque especial à bebida.

14.12.16 - 00h00

A cerveja começou a ser produzida por volta de 8000 a.C. Egípcios, sumérios, gregos e romanos apreciavam o seu sabor característico que, com a evolução industrial, foi ganhando um novo gosto. Hoje em dia existem várias marcas de cerveja artesanal, que apostam num paladar mais forte e distinto. E a CUL - Cerveja da Universidade Lusófona - não é exceção.

A primeira cerveja universitária foi criada por Laura Teixeira de Vasconcelos, professora da Lusófona que decidiu dar uso a uma máquina antiga que ia ser deitada para o lixo e pôr os alunos a produzir a sua própria bebida. Mas a parte mais interessante desta história é que a criadora desta cerveja devia estar em casa, refastelada, a bebericar o seu néctar preferido - é que a professora Laura tem 80 anos de idade e vontade de continuar a produzir cerveja nas instalações universitárias.

Mas para perceber esta devoção é preciso conhecer o passado desta professora. Nascida em Lourenço Marques, Laura Rainho (nome de solteira, pelo qual é conhecida naquela que é ainda a sua terra) vive rodeada pela flora e fauna. "Eu gostava de ser fazendeira, sempre me apaixonou a vida agrícola e a natureza... Éramos livres", recorda. Mas Moçambique ainda não tinha uma universidade, por isso teve de vir estudar para Portugal, para o Instituto Superior de Agronomia, sempre com o sonho de regressar à sua terra natal.

"Quando voltei para Moçambique, há mais de 50 anos, o meu marido foi convidado para trabalhar na central de cerveja que lá existia. Mandaram-no para a Bélgica e tirou o curso de cervejeiro. Eu dava aulas e colaborava na central de cerveja: formava as pessoas para os laboratórios. Treinei muitos técnicos para a central, mas era só colaboradora, não uma empregada", contou ao i.


Com o 25 de Abril teve de deixar a sua casa em Moçambique e mudar-se para o Brasil. Por esta altura estava a tirar um pós-doutoramento e tinha vontade de regressar de vez a Portugal. E assim foi: nos anos 80 chega a Portugal e começa a trabalhar na Central de Cervejas, na Vialonga. "Nunca me pagaram como doutorada. Pagaram-me sempre como engenheira agrónoma mas, para compensar, davam-me um dia por semana para dar aulas. Por isso dei aulas em Évora, nos Açores, nos Estados Unidos, em muitos sítios", explica a prof.a Laura.

Quando se reformou da Central, em 2001, já dava aulas na Lusófona há algum tempo. Pouco tempo depois soube que a administração da cervejeira iria ver-se livre de uma máquina de produção de cerveja artesanal, construída em 1968. "Soube que iam deitar fora a instalação-piloto porque tinham outra de 1000 mililitros e esta é de 120. Já não davam tanta importância a este tipo de instalações. Eu sabia não se podia deitar uma coisa destas fora, nem que fizesse dela apenas uma peça de museu. Mas a verdade é que é muito boa para ensinar, porque neste tipo de instalações vê-se o processo todo, e numa fábrica não", explicou ao i a docente.

E assim, em 2005, a máquina foi parar às instalações da Universidade Lusófona, onde a professora Laura ensina aos seus alunos o processo de fermentação. É também usada numa das atividades que integram o Criar Saberes, um projeto da universidade dedicado aos alunos do secundário em que os estudantes ganham "uma noção do que querem para o futuro", explicou ao i a gestora do projeto, Madalena Brás.

Problemas técnicos e humanos A CUL ainda não é comercializada, até porque, segundo a prof.a Laura, a universidade não o pode fazer. Apenas a associação de estudantes poderia vender a bebida mas, face ao baixo número de litros produzidos e à demanda existente, era difícil comercializar apenas esta cerveja.

Além disso, a instalação-piloto está neste momento parada e a precisar de manutenção - a pessoa que costumava tomar conta da máquina já não trabalha na Lusófona e ninguém a substituiu. "A Central tem um convénio connosco e dá-nos toda a matéria-prima necessária para fazer esta cerveja. Na minha opinião, com a produção interna e pedindo à central para fazer a produção industrial - só ao nível industrial é que este negócio dá lucro -, poderíamos ter dinheiro para fazer investigação na própria universidade. Mas eu não sei gerir essa parte, não depende só de mim", confessou a prof.a Laura.

Mas as boas notícias acabam sempre por chegar: "O sucesso com o fabrico de cerca de 100 litros de cerveja no último mês de outubro permitiu confirmar o interesse da Universidade Lusófona em continuar com o projeto e será agora iniciada uma nova fase que vai levar a CUL aos vários polos da Lusófona, não só em Portugal como nos PALOP", disse fonte da direção da universidade ao i.

A importância da cerveja na saúde Além de estar a fazer algo inovador, a prof.a Laura defende que a cerveja (e o álcool em geral) tem um papel fundamental na saúde das pessoas. "As cervejas e os vinhos não têm patogénicos. Quando havia epidemias, os que bebiam é que se safavam. Os que não bebiam morriam. Não vou estar cá em 2050 mas, pelo que vejo nas notícias, vai haver muitas infeções devido à resistência aos antibióticos. Estes vão deixar de funcionar como agora", explicou.

"Se as pessoas conseguirem beber todos os dias, faz uma grande diferença. E até deviam cozinhar (na panela de pressão) com cerveja em vez de água: os produtos fazem menos mal. Eu faço isso, cozinho com cerveja. A comida fica com muito mais minerais do que se for feita em água. E com os minerais certos - mais potássio e menos sódio", defende. Por isso, o ditado devia ser atualizado para "uma cerveja por dia, nem sabe o bem que lhe fazia"."

Fonte: Jornal SOL

A imprensa internacional, também, não ficou indiferente à CUL:
ABC Sociedad

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios