filmeu
Imagem notícias defeito 1

Design de Moda da Lusófona no Top 5 em Concurso de Fardamento

Estudantes põem em prática o conhecimento adquirido participando no Concurso da Lusíadas Dental.

18.01.22 - 00h00

O novo Curso em Design e Produção de Moda da Universidade Lusófona desafiou as alunas de primeiro ano a concorrem ao design de fardamento hospitalar do Hospital Dentário dos Lusíadas. Com a participação de 200 pessoas as alunas ganharam o 2.º, 3.º, 4.º e 5.º lugar, representando a sua Universidade e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

A turma de primeiro ano, sem experiência no desenvolvimento de coleções, demonstraram de forma clara e inequívoca a criatividade dos jovens portugueses e na forma como uma marca pode representar o conforto, eficiência e, sem deixar de lado, o estilo e design.

Numa entrevista realizada aos vencedores do top 5, percebemos que apesar da pouca expectativa, receio e dificuldades que tiveram na realização, este primeiro trabalho para o meio profissional passou a marcar o currículo académico das alunas.

Os professores orientadores e a coordenadora do curso, Alexandra Cruchinho, que acompanharam o desenvolvimento dos duas turmas de Design e Produção de Moda demonstraram se bastante orgulhosos e representados pelos trabalhos realizados ao longo do mês de setembro.

Todos os participantes tiveram de seguir a paleta de cores atribuída pelo Hospital das Lusíadas: branco, azul e amarelo, e ainda trabalhar com um tecido que não estavam habituadas, que é descrito pela aluna Inês como uma ¿espécie de plástico, que pode ser lavado várias vezes e a temperaturas elevadas.¿ Permitindo que os enfermeiros, auxiliares técnicos e médicos tenham a possibilidade de eliminar bactérias e estar ao mesmo tempo confortáveis e seguros.

Conhece abaixo um pouco mais sobre os projetos vencedores:

2.º Lugar - Sofia Fernandes, Mariana Mestre e Inês Diogo
As alunas inspiraram-se no filme Passageiros para a criação das suas fardas, através dos cenários, cores e formas.



3.º Lugar - Mafalda Soares, Elizy Paz e Joana Marques
Para a realização das fardas dentais as alunas focaram-se, principalmente, no conforto dos profissionais de saúde que passam muitas horas em pé.



4.º Lugar - Constança Drago, Margarida Gregório
As alunas de Design escolheram utilizar a cor branca e azul no intuito das fardas dentais transmitirem paz, esperança, conforto e confiança.



5.º Lugar - Inês Caeiro, Inês Ferreira e Teresa Martins
Para a realização das fartas de medicina dental as alunas basearam-se no tradicional apresentado pelos médicos, atribuindo um destaque maior à simplicidade.



Entrevista às Estudantes Susana Monteiro e Daniela Alegria
Para o desenvolvimento do conceito das fartas de medicina dental as estudantes fizeram uma pesquisa aprofundada da história e briefing da empresa.



Entrevista aos Docentes Envolvidos no Projeto



Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios