Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Dia Aberto Às Universidades

O Dia Aberto às Universidades resulta de uma parceria entre o Museu Bordalo Pinheiro e a ULHT.

No dia 13 de outubro, entre as 9h30 e as 18h00, o Museu Bordalo Pinheiro abre portas a todos os estudantes que pretendam participar nas oficinas, mostras e visitas guiadas de um programa diversificado que alia tecnologias digitais, novas formas de expressão artística e conhecimento da obra de Bordalo Pinheiro. O Dia Aberto às Universidades resulta de uma parceria entre o Museu Bordalo Pinheiro e a Universidade Lusófona no âmbito do projeto In_Nova MusEUm.


In_Nova MusEUm é um projeto internacional, nanciado pela Comissão Europeia, que o Museu Bordalo Pinheiro e a Universidade Lusófona integram, juntamente com museus da Albânia, Grécia, Itália e Suécia. O objetivo do projeto é desenvolver e testar iniciativas para atrair a museus fora das grandes cidades, ou na periferia dos grandes centros urbanos, novos públicos através da multisecular relação da arte com a gastronomia. A arte de Bordalo Pinheiro é prolífera em obras que evocam comida e gastronomia, desde as célebres cerâmicas a menus de banquetes. O Dia Aberto às Universidades insere-se no objetivo de atrair ao museu o principal público-alvo de In_Nova MusEUm, as pessoas entre os 18 e os 35 anos.

O Dia Aberto às Universidades encerra o conjunto de iniciativas que tiveram lugar ao longo de 2017, no âmbito deste projeto. A Universidade Lusófona preparou oficinas de impressão 3D e impressão direta, sessões de filmes 360º sobre a obra de Bordalo, documentários feitos com smartphone, e demonstrações de filmes realizados no curso de animação digital. Os eventos e exibições decorrerão em diferentes espaços do Museu Bordalo Pinheiro, que oferece visitas guiadas ao longo da tarde.

Para animar a festa, à hora de almoço, as mascotes Zé Povinho e Bordalo Pinheiro passeiam-se pelo Jardim do Campo Grande. Prometem boa-disposição e guiar todos os interessados até ao museu.

É também objetivo desta iniciativa desvendar aos estudantes do campus universitário do Campo Grande um espaço cultural de excelência a que podem sempre regressar, bebendo da inspiração e do talento de Rafael Bordalo Pinheiro.