filmeu
Imagem notícias defeito 1

Diálogo entre Fés através dos seus Textos

Ciclo centrado em textos fundamentais para a definição das identidades culturais e religiosas.

07.12.15 - 00h00

Cumprindo um importante objetivo, no próximo dia 8 de Dezembro daremos início a um ciclo centrado em textos fundamentais para a definição das identidades culturais e religiosas mais importantes na História da Humanidade.

É uma nova abordagem, livre de constrangimentos, em que pretendemos que o Diálogo se estabeleça através do contacto com os elementos essenciais e fundantes de cada tradição, os seus textos, fugindo aos discursos já padronizados do Diálogo Inter-Religiosos e Ecuménico.

Queremos que o Diálogo,a troca de sentidos e de palavras entre partes, se funde na capacidade de acolher as diferenças, ao invés de procurar a via mais simples de apenas valorizar o que há em comum.

Leremos os textos, aguardando o que eles nos suscitam, partindo daí para um rico debate.

Assim, com este quadro primeiro de intenções, vimos lançar o CONVITE a a primeira sessão deste ciclo:
"«Dede korkut», um dos mais antigos épicos da literatura mundial" dia 8 de Dezembro, pelas 18.30, na livraria "Ler Devagar"
"Dede Korkut-Kitabi" é um antigo épico, grande testemunho da cultura da Turcomana nos tempos antigos e medievais. Trata-se de vários épicos transmitidos oralmente ao longo das gerações antes de publicados como livro. O primeiro manuscrito de "O Livro de Dede Gorgud", que consiste em 12 histórias (músicas), foi encontrado numa biblioteca de Dresden pelo orientalista alemão HF von Diez, que publicou uma tradução em 1815 do "The Tale of Como Basat Killed Tapagoz". Mais tarde, o orientalista E. italiano Rossi encontrou uma outra cópia da saga na biblioteca do Vaticano.


A iniciativa, organizada pela área de Ciência das Religiões da ULHT com o Baku International Multiculturalism Center, terá como oradores Paulo Mendes Pinto; José Costa; Manuela Gomes; Mariana Vital e Mayya Jafarguliyeva.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios