filmeu
Imagem notícias defeito 1

Projeto Educação pela Inovação

Com o objetivo de capacitar alunos e professores para novos modelos de ensino/aprendizagem

22.10.18 - 00h00

Começou na Sexta-feira passada dia 19 de outubro o projeto de investigação "Educação pela Inovação", aplicado nas escolas da CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo que o CIEC - Centro de transferência de Conhecimento para a Inovação em Educação e Cidadania (que engloba os centros de investigação da ULHT HEI-LAB - Digital Human-Environment Interaction Lab e o CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) será parceiro de desenvolvimento.

O grande objetivo do projeto é a capacitação dos professores, alunos, gestores escolares e representantes da gestão autárquica, para novos modelos de ensino/aprendizagem; modelos de governança escolar; novos espaços de aprendizagem e maior literacia tecnológica.

Nesta primeira ação de capacitação, participaram 80 pessoas e tivemos com orador principal convidado o Professor Doutor António Teodoro do CeiED da Universidade Lusófona. A sua apresentação foi o mote inspirador para a primeira dinâmica ativa, a procura do grande propósito da educação nos dias de hoje e no futuro próximo. No final desta sessão de trabalho, para além de termos motivado os presentes para a necessidade de pensar e agir para provocar uma Mudança positiva na Educação pela Inovação, foi gerado o primeiro consenso e definido o grande Propósito para este projeto focalizado no cumprimento do seu objetivo.

O modelo de capacitação que concebemos tem como principio fundador as práticas, o pensamento e o processo do Design para a inovação parametrizado para o contexto da educação segundo o cruzamento interdisciplinar das áreas de conhecimento do Design, da Educação, da Psicologia e das ICT. Através deste modelo de capacitação baseado em práticas ativas e no "aprender fazendo", serão os próprios formandos que participam no processo que cocriarão os futuros manuais para disseminação nas suas comunidades escolares, passando a ser eles próprios os Trainers e Champions da Mudança.

Serão desenvolvidos guiões de boas práticas, manuais de apoioàá personalização dos docentes das práticas pedagógicas e do desenho das atividades / experiências PBL, assim como a conceção de espaços de sala de aula do futuro / espaço Makers, assente na recolha, compreensão, transformação, ideação, validação e sistematização de informação de acordo com um pré-modelo de seis vetores: (a) MUDANÇA - comportamento e cognição; (b) APRENDIZAGEM - aquisição e ação; (c) PROCESSOS - fluxos e práticas; (d) ORGANIZAÇÃO - relações e liderança; (e) PROJETO - espaços e objetos e (f) TECNOLOGIA - literacia e equipamentos.

A equipa de projeto é interdisciplinar:

  • Coordenação cientifica: CIEC - Américo Mateus (HEI-LAB) e Elsa Estrela (CEID)
  • Investigadores Seniores - Susana Leonor e Sofia Martins (Design), Jorge Oliveira (Neurociências), Ana Loureiro (Psicologia Social), todos do centro de investigação HEI-LAB
  • Investigadores Juniores - Rita Costa, Luíana, Lucas Penas e Edmilson Cristovão - Alunos de Mestrado do DELLI - Design Lusófona Lisboa
  • Parceiro de mercado - Hugo Dantas da Promethean (Tecnologias)

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios