filmeu
Imagem notícias defeito 1

Envelhecer com qualidade

PESEL apresenta "um olhar transversal sobre o envelhecimento"

06.07.17 - 00h00

A PESEL - Plataforma de Estudos Sociais sobre o Envelhecimento e Longevidade, um projeto da vice-reitoria da Universidade Lusófona tem com o objetivo estudar e refletir sobre o envelhecimento, aplicando-o em áreas como: demografia, economia, ciências da nutrição, ciências da educação, motricidade humana, religião, psicologia da inclusão e lazer.

Numa conferência aberta, docentes e não docentes, apresentaram resultados de investigação e estudos feitos com muita dedicação e envolvimento, que têm como objetivo contribuir para o aumento da esperança média de vida.

Para cada área de estudo, um profissional ficou responsável por relaciona-lo com o envelhecimento humano e falar sobre o impacto que cada área tem nesta fase de vida.

Relativamente à área da economia, a professora Sara Paralta, abordou temas como, o mercado de trabalho, benefícios sociais, finanças públicas e poupanças.

A área da nutrição ficou ao cargo do professor Nelson Tavares e da professora Marisa Nicolai, que falaram sobre a importância da nutrição e da alimentação na terceira idade e nas doenças a que estão associadas.

O impacto da alimentação

A alimentação tem um papel muito importante no processo do envelhecimento, pois muitos alimentos contêm benefícios para a saúde, tais como, as nozes e amêndoas, que ajudam a diminuir o risco de enfarte do miocárdio, os brócolos, que ajudam a diminuir o risco de cancro, os chocolates, que ajudam a diminuir a insuficiência cardíaca (obviamente que tem de ser ingerido de uma forma moderada, caso contrário o chocolate também pode ser prejudicial a saúde) e os ómega 3 (peixes gordos) ajudam a diminuir o risco de artrite reumatóide. Explicou Nelson Tavares, responsável pela licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade Lusófona.

Por outro lado, também existem alimentos que não são benéficos para a saúde, como é o caso de refrigerantes e bebidas açucaradas, cuja ingestão aumenta em 43% de risco de ataque cardíaco e 22% de risco de diabetes. Em contrapartida, os sumos de fruta e vegetais diminuem em 76% o risco de Alzheimer.

Ainda sobre líquidos, segundo o professor, alguns fornecem benefícios ao nível da estética, como é caso do chá verde, que ajuda a emagrecer e o chá branco, que tem a capacidade de retardar o aparecimento das rugas.

Para obter uma melhor qualidade de vida, para além de uma alimentação equilibrada, Nelson Tavares recomenda também a pratica de exercício físico regularmente, não ter excesso de peso e não fumar.

O idoso na sociedade

A professora Maria Teresa Ramilo, responsável pela área da motricidade, abordou questões como: o envelhecimento ativo, os novos desafios da vida, os novos estilos de vida, adaptação dos mesmos e a interação com a sociedade.

Relativamente a educação gerontológica, a professora Maria Neves Gonçalves distingue-a em duas áreas fundamentais: a invocação centrada na vida do idoso e a centralização na formação de profissionais que vão trabalhar com o idoso.

A professora enumerou algumas medidas que têm de ser implementadas em função de ajudar os idosos a conseguirem estar em harmonia com a sociedade em que se encontra, como "consciencializar a população para a valorização do idoso, para as suas potencialidades, físicas, mentais e emocionais, continuar a criar e dinamizar universidades seniores espalhadas pelo território português e também criar várias pós-graduações, de curta ou de longa duração, para estas temáticas do envelhecimento".

Também realçou a importância de valorizar a história de vida do idoso, assim como as suas memórias, pois os idosos são os mais conhecedores de histórias, tradições, lendas e mitos, que podem vir a enriquecer o conhecimento humano. Terminou a sua intervenção citando o poeta e escritor americano, Hermann Melville, que diz que "saber envelhecer é a obra prima da sabedoria e um dos capítulos mais difíceis na grande arte de viver".

Rejuvenescer PESEL

O vice-reitor, Carlos Poiares, declarou que no futuro pretende, juntamente com os outros integrantes da PESEL, apresentar mais resultados, assim como introduzir novas áreas no projeto, e também pretende acolher novos integrantes na equipa, recomendando aos professores que convidem os seus alunos, manifestando o desejo de ter também uma PESEL rejuvenescida. "A terceira idade não pode continuar a ser um caminho para a exclusão" - afirmou.

Também estiveram presentes na conferência o Presidente do Conselho de Administração da Lusófona, Manuel Damásio, os professores Maria Louro, Paulo Mendes Pinto e Manuel Antunes, Madalena Braz e a Presidente da Junta de Freguesia de Sta. Clara, Graça Ferreira.

Yauri Neto
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios