filmeu
fashion-lusofona-lab-02-palco-de-sustentabilidade-talento-e-criatividade

Fashion Lusófona LAB 0.2 palco de sustentabilidade, talento e criatividade

O desfile reuniu propostas de upcycling, sportswear e denim, dando palco ao talento dos estudantes e ao trabalho desenvolvido na Fashion Lusófona

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS4 ODS12 ODS17

08.07.26 - 11h13

As criações dos estudantes da Licenciatura em Design e Produção de Moda saíram dos ateliers para a passerelle no LAB 0.2 - Fashion Show que decorreu no Centro Universitário Porto (CUP), no dia 18 de junho. O desfile consagrou-se como uma dinâmica conjunta da Fashion Lusófona, dando palco aos projetos dos estudantes de 1.º e 2.º ano da Licenciatura em Design e Produção de Moda, da ULusófona - CUP e às propostas dos estudantes do 3.º da Licenciatura em Design e Produção de Moda, da ULusófona - Centro Universitário Lisboa.

De acordo com o testemunho de Luís Buchinho, docente e Designer de Moda, “no 1.º ano, os estudantes juntaram-se em grupo para apresentarem coleções desenvolvidas a partir de processos de “upcycling”, transformando peças existentes através da sua desmontagem e reconstrução para criar novas narrativas visuais. Já o 2.º ano explorou conceitos de streetwear/ sportswear, com destaque para a utilização de malhas, tricotados e denim. Os finalistas de Lisboa trouxeram ao Porto os projetos desenvolvidos no âmbito da conclusão da licenciatura.”

Entre eles esteve Gonçalo Teixeira, estudante do 2.º ano, que apresentou uma coleção inspirada nos inuítes, povo indígena das regiões árticas. Através da desconstrução e sobreposição de malhas, procurou recriar as camadas de proteção utilizadas por estas comunidades para enfrentar condições climáticas extremas.

"Gosto muito de trabalhar com malhas e de as desconstruir para criar novos padrões e sobreposições. Tentei transportar para a coleção a forma como os inuítes aproveitam os recursos disponíveis, através de camadas, remendos e reconstruções. Foi um desafio técnico muito exigente, mas também muito gratificante", explica.

Para além da componente criativa, o desfile representou uma importante experiência de aprendizagem para os estudantes envolvidos em todas as fases da produção. Beatriz Lourenço, estudante do 2.º ano de Design e Produção de Moda, destaca o impacto desta experiência no seu percurso académico e profissional.

"É sempre um desafio, tanto na preparação do backstage como na apresentação das peças em desfile. Existe muita pressão associada aos modelos, à maquilhagem e aos cabelos, mas acaba por ser uma experiência muito enriquecedora para o nosso futuro profissional, além de inspiradora para nós enquanto designers em início de carreira", refere.

A mesma perspetiva é partilhada por Maria Barros, do 1.º ano, que sublinha a importância destas oportunidades para o desenvolvimento de competências práticas e criativas, considerando-as fundamentais para a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho.

Luís Buchinho destaca ainda o forte envolvimento dos estudantes ao longo de todo o processo criativo. "Os alunos estão muito ávidos por aprender e por mostrar o seu trabalho, e o desafio de apresentar em passarelle torna-se um incentivo real para desenvolver peças maduras e muito profissionais, prontas para ir para um cabide em loja”, afirma.

Mais do que um desfile, o LAB 0.2 - Fashion Show foi uma experiência de aprendizagem e afirmação criativa, onde os estudantes puderam transformar conceitos, técnicas e processos em peças apresentadas em passerelle. A iniciativa destacou o papel da formação em Design e Produção de Moda na preparação de novos profissionais capazes de responder aos desafios da indústria.

Consulte as Fotografias do Backstage do Evento no Facebook da ULusófona

Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona


Texto
Bruna Pereira e Susana A. Oliveira

Fotografia
Bruna Pereira, Gabriel Motta e Susana A. Oliveira

Vídeo (Cobertura)
Bruna Pereira, Gabriel Motta e Susana A. Oliveira

Vídeo (Edição)
Gabriel Motta

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria