filmeu
Imagem notícias defeito 1

Fotografia em Tempos de Emergência

Resumo do evento que procurou abordar os desafios da pandemia na área de fotografia.

22.06.21 - 00h00



Adaptação, resistência e superação foram as três palavras escolhidas por Maria Rosa da associação social ASAS para descrever o livro "Fotografia em Tempos de Emergência" de Miguel Furtado Martins.

Os desafios que a pandemia nos colocou (e continua a colocar) são imensos, tal como as oportunidades. E foi sobre eles que nos debruçámos, na sessão Zoom que decorreu no dia 17 de junho, na Universidade Lusófona, coordenada por Maria Terroso e que realçou a importância da fotografia documental, retratada na obra Fotografia em Tempos de Emergência de Miguel Furtado Martins.

Miguel Furtado Martins destacou ao longo da sessão o impacto negativo que a pandemia da Covid-19 provocou num lar de idosos e a forma como o projeto nasce, naturalmente, de uma vontade de fotografar e de assumir um papel relevante para a chamada de atenção do isolamento social, principalmente, dos mais idosos.

Este projeto editorial conta com Poemas de José Cid, Gabriel o Pensador e Fábio Brazza e de ilustrações a preto e branco tal como muitas das fotografias apresentadas que fazem crescer no leitor uma sensação de esperança ao longo de toda a obra que, tal como o título indica e segundo o autor da obra, a fotografia documental veio transmitir o quotidiano dos idosos em tempos pandémicos. As fotografias documentam o dia-a-dia dos idosos e incluem desde videochamadas para familiares, testagem à covid, funcionários e residentes do lar.

Maria Rosa descreve a importância da obra de Miguel Furtado como um ato de amor infinito pelos mais vulneráveis e pelos mais frágeis.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios