filmeu
Imagem notícias defeito 1

Fotografia em Tempos de Emergência

Resumo do evento que procurou abordar os desafios da pandemia na área de fotografia.

22.06.21 - 00h00



Adaptação, resistência e superação foram as três palavras escolhidas por Maria Rosa da associação social ASAS para descrever o livro "Fotografia em Tempos de Emergência" de Miguel Furtado Martins.

Os desafios que a pandemia nos colocou (e continua a colocar) são imensos, tal como as oportunidades. E foi sobre eles que nos debruçámos, na sessão Zoom que decorreu no dia 17 de junho, na Universidade Lusófona, coordenada por Maria Terroso e que realçou a importância da fotografia documental, retratada na obra Fotografia em Tempos de Emergência de Miguel Furtado Martins.

Miguel Furtado Martins destacou ao longo da sessão o impacto negativo que a pandemia da Covid-19 provocou num lar de idosos e a forma como o projeto nasce, naturalmente, de uma vontade de fotografar e de assumir um papel relevante para a chamada de atenção do isolamento social, principalmente, dos mais idosos.

Este projeto editorial conta com Poemas de José Cid, Gabriel o Pensador e Fábio Brazza e de ilustrações a preto e branco tal como muitas das fotografias apresentadas que fazem crescer no leitor uma sensação de esperança ao longo de toda a obra que, tal como o título indica e segundo o autor da obra, a fotografia documental veio transmitir o quotidiano dos idosos em tempos pandémicos. As fotografias documentam o dia-a-dia dos idosos e incluem desde videochamadas para familiares, testagem à covid, funcionários e residentes do lar.

Maria Rosa descreve a importância da obra de Miguel Furtado como um ato de amor infinito pelos mais vulneráveis e pelos mais frágeis.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios