filmeu
Imagem notícias defeito 1

Curso Pioneiro de Emergências em Animais de Companhia

Nova abordagem ecográfica para triagem e as primeiras horas das emergências veterinárias

09.10.18 - 00h00


Consulte o programa detalhado e inscreva-se aqui

Especialistas internacionais, Søren Boysen e Kris Gommeren, trazem à Lusófona a novidade de hands on em medicina de emergências.

Uma nova abordagem ecográfica para triagem e as primeiras horas das emergências vão ser os pontos chave do Programa POCUS (Point of Care Ultrasound) apresentados nos dias 15 e 16 de dezembro.

Este acontecimento foi hoje, 08 de outubro de 2018, destaque na versão on-line da revista Veterinária Atual em e que destaca o trabalho e a inovação da investigação conduzida por Søren Boysen e Kris Gommeren e que são o foco principal deste workshop.

"Em destaque vão estar as guidelines da nova triagem e abordagem primária para a obtenção da estabilidade do paciente. VPOCUS é uma ferramenta objetiva, com validade e evidência de base científica, de caráter específico, que permite responder às diversas perguntas do clínico de forma pragmática, ou seja, sim ou não em relação à presença de ocorrências clínicas limitativas do estado de equilíbrio hemodinâmico, necessário para a estabilização do doente e de orientação para o diagnóstico e tratamento".

"É a técnica da resposta binária que retira dúvidas e permite protocolar os procedimentos de urgência, de modo a que em 10 minutos o clínico sabe o que o doente tem, o que fazer na prescrição dos procedimentos de urgência e tendo como objetivo uma medida de emergência com elevada taxa de sobrevivência. É a mudança, a novidade e a atualização avançada, ensinada de forma simples e eficaz para o médico veterinário, informam os responsáveis pelo curso"

Oradores

Dr. Søren Boysen obteve o seu diploma de medicina veterinária em 1996 (WCVM), completou um estágio de medicina de pequenos animais em 1998 (UPEI), realizou uma residência na Universidade de Tufts, Massachusetts (2003), e é um diplomata do Colégio Americano de Emergências Veterinárias e Cuidados Intensivos (College of Veterinary Emergency and Critical Care - ACVECC). Ele é o ex-chefe de emergência e cuidados intensivos em pequenos animais da Universidade de Montreal, onde criou os serviços de ER e UCI, criou um programa de formação em residências, estabeleceu o veterinário de ECC (emergency and critical care) como uma especialidade reconhecida e desenvolveu o currículo do ECC. Ele é atualmente professor titular da Universidade de Calgary, o mais novo programa veterinário do Canadá, onde ajudou a projetar e implementar todos os 4 anos do programa de ensino de veterinária. Ele recebeu vários prêmios de excelência de ensino, publicou mais de 75 artigos em journais e capítulos de livros didáticos, e é um palestrante reconhecido internacionalmente, frequentemente dando palestras em conferências em todo o mundo. Ele tem uma paixão particular por ecografia de emergência e cuidados intensivos; Ele publicou o primeiro estudo acerca de Focused Assessment of Sonography for Trauma (FAST) em pequenos animais, adaptou os protocolos de ultransons - point of care ultrasound (POCUS) para uso em doentes que não sofreram de trauma e está ativamente envolvido com Dr. Kris Gommeren na pesquisa científica em point of care ultrasound.Dr. Søren Boysen continua a trabalhar no sentido de melhorar os clínicos, com formação contínua em workshops com o objetivo de melhorar a ecografia de emergência para veterinários sem especialidade, e a tornar o acesso gratuito à educação veterinária em todo o mundo.

Kris Gommeren obteve o seu diploma em medicina veterinária e fez um estágio e uma residência em medicina interna na Universidade de Ghent, e tornou-se diplomado em medicina interna em 2009. Trabalhou brevemente numa clínica de referência na Holanda, antes de se mudar para a Universidade de Liège onde concluiu o seu doutoramento em efeitos cardíacos. na síndrome de resposta inflamatória sistêmica (SIRS) em animais de companhia. Desde 2008, é responsável pelo serviço de ECC (emergency and critical care) da Universidade de Liège e tornou-se diplomata De Facto em emergência e cuidados intensivos em dezembro de 2017. Atualmente, ele permanece envolvido no programa de estágio e residência em medicina interna, está a desenvolver um programa de residência em emergência e cuidados intensivos, e promove o desenvolvimento de ECC na Europa em geral. Além do seu trabalho universitário, Kris é ex-presidente da EVECCS, consultor para o laboratório veterinário Evidensia and a Flemish, e ajuda a sua esposa tanto em sua prática clínica de pequenos animais como na tentativa de criar seus dois filhos.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios