filmeu
Imagem notícias defeito 1

Investigadores da Lusófona entre os mais influentes do mundo

A lista de classificação resulta de uma investigação conduzida pela Stanford University.

08.11.21 - 00h00


Diversos investigadores do COPELABS, unidade de investigação afeta ao departamento de Engenharia Informática da Universidade Lusófona, encontram-se entre os cientistas mais influentes do mundo nesta área científica, de acordo com um novo método de ranking desenvolvido por investigadores da Stanford University.

A equipa da Stanford University, liderada pelo Professor John P.A. Ioannides, produziu recentemente uma lista dos cientistas mais referenciados do mundo com base numa métrica de referenciação padronizada mais precisa. O estudo foi realizado de forma a impedir abusos de auto referenciação e 'quintas de referenciação' (núcleos relativamente reduzidos de autores que referenciam maciçamente os artigos uns dos outros).

A lista encontra-se dividida em duas categorias - impacto de referenciação ao longo da carreira e impacto de referenciação em ano único (2020) - as quais derivam de uma análise exaustiva de dados de investigação desde meados da década de 90 do século passado até 2020, abrangendo milhões de cientistas em 22 campos e 176 subcampos de estudo. Num total de 186.177 cientistas, 481 são de Portugal.

É neste contexto que se deve salientar que, dos 41 investigadores portugueses mais referenciados na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação, 2 são membros do COPELABS.

No que se refere a impacto de ano único, os nomes do COPELABS incluem Marko Beko e Slavisa Tomic.

Veja o estudo na íntegra

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios