filmeu
Imagem notícias defeito 1

Nutrição e Saúde na Lusófona

Pela primeira vez organizaram-se Jornadas com o tema especificamente da Nutrição.

30.06.17 - 00h00

O debate sobre as Jornadas Lusófonas Nutrição, que decorreu do dia 26 ao dia 28 de abril, é uma atividade organizada pela Direção da Licenciatura e Núcleo de Estudantes de Ciências de Nutrição, em Colaboração e Apoio da Direção da Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde.

De acordo com Nelson Tavares, coordenador das Jornadas Lusófonas Nutrição, e diretor da licenciatura em Ciências da Nutrição, o principal objetivo deste evento é "Contribuir ativamente para o crescimento da visibilidade e relevância das Ciências da Nutrição em Portugal."

Durante três dias foram debatidos vários temas como a educação alimentar e nutricional nas crianças; o que comer antes, durante e depois do exercício e o facto do uso de suplementos antioxidantes poder causar cancro.


Bruno Sousa, nutricionista e docente da Universidade Lusófona, centrou-se na questão da educação alimentar e nutricional nas crianças. "A má alimentação é um problema global. A forma como comunicamos e tratamos certos doentes está relacionado com a educação alimentar." A alimentação e os comportamentos alimentares são influenciados por fatores como o indivíduo, a família e a comunidade em que se encontra e por isso refere a importância de "envolver os alunos em atividades como as hortas alimentares, que os influencia a consumir alimentos saudáveis".

Nutrição e Desporto

Cláudia Minderico, Nutricionista da Universidade Lusófona, focou-se no tema da Nutrição no Desporto. Enquanto especialista revela a importância de ingerir um número elevado de hidratos de carbono chamados de glicólise antes de um treino de manutenção e rendimento, para que exista uma queima da massa gorda. No entanto se o objetivo for perder peso, deve-se comer proteínas como o iogurte magro e fruta 2 horas antes do treino e imediatamente antes do treino comer por exemplo um ovo.

Num treino com o objetivo de rendimento ou manutenção é necessária a ingestão de hidratos de carbono a cada hora ao contrário dos treinos de perda de peso, que é apenas necessário ingerir água durante o esforço físico.

"No fim, em ambos os treinos é necessária a ingestão de proteínas como a whey protein ou o leite com chocolate. A quantidade de proteína ingerida depois do treino depende do peso da pessoa."

O cancro e a dieta

Ana Fernandes, docente da Universidade Lusófona em Toxicologia e Farmacologia, debateu o tema dos suplementos antioxidantes poderem causar cancro, explicando que um dos principais motivos do cancro é a dieta.

Para perceber o porquê dos suplementos antioxidantes poderem causar cancro, é preciso perceber que em nutrição "quando ingerimos o suplemento, temos um longo percurso até chegar à célula e aquilo que chega ao organismo muitas vezes não é aquilo que tomamos porque as nossas vias metabólicas alteram-se."

Beatriz Costa
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona

Veja mais fotografias das Jornadas Lusófonas Nutrição.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios