filmeu
Imagem notícias defeito 1

A localização e o preço são os principais critérios de seleção de um alojamento local

Homeaway - Segundo barómetro nacional - Perfil do viajante português que escolhe o alojamento local

29.01.20 - 00h00
  • 1,98 milhões de viajantes portugueses elegeram o alojamento local em 2019*;
  • A localização, o preço e o meio envolvente são os fatores que mais influenciam a escolha do alojamento local para férias;
  • Os principais utilizadores de alojamento local são as famílias, casais e grupos de amigos;
  • 89,1% dos inquiridos afirmaram a intenção de fazer a recomendação a um familiar ou amigo.

A HomeAway®, plataforma especialista em alojamentos para férias, em colaboração com o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias (CICANT) e o Departamento de Turismo da Universidade Lusófona, revela a segunda edição do Barómetro do Alojamento Local (BAL), que tem como objetivo traçar o perfil do viajante português que privilegiaescolhe um alojamento local (AL) para férias.

O Perfil do Viajante Nacional

Entre as principais conclusões do Barómetro, apura-se que mais de 1,98 milhões de viajantes, residentes em Portugal, terão ficado hospedados pelo menos uma vez, num alojamento local, sendo que a maioria dos inquiridos (84,9%) utilizou esta opção de estadia entre 1 a 4 vezes, durante o período de análise do estudo.

Com base no estudo, os principais utilizadores da modalidade de alojamento local são as famílias com 42,1%, em seguida casais (39,5%) e grupos de amigos (17,5%). Neste contexto, verifica-se ainda que grande maioria das estadias (94%) têm uma duração até 7 noites e o número médio de turistas presentes no alojamento é de 3,7 pessoas. Importa referir que o apartamento foi o tipo de alojamento preferido pelos viajantes (51,6%), seguido da moradia (27,1%).

Motivações de Escolha e Satisfação

A segunda edição do Barómetro procurou também caracterizar o processo de escolha, atendendo aos critérios que estiveram na base da escolha pelo AL em detrimento de outras opções.

Numa escala de 0 a 5, e no que respeita à escolha do alojamento, os critérios mais relevantes para a escolha foram a "boa localização" (com uma média de 4,26), o "preço" (M = 4,20) e "envolvente ou áreas circundantes da habitação" (M = 3,98). Estes valores repetem a tendência obtida nos resultados do BAL 2018.

A satisfação com o alojamento local selecionado é, obviamente, uma das principais bases para a utilização futura deste tipo de serviço e para o crescimento do mercado.

No momento de avaliar o grau de satisfação, os critérios que encontram melhores resultados são o "descanso" (4,43), a limpeza (4,33) e a localização (4,30), o que pressupõe uma evolução na preocupação com a qualidade do AL. Esta tendência é indicadora de uma aproximação entre AL e hotéis no que concerne à importância dada aos critérios que definem a escolha de uma unidade de alojamento.

Numa escala de 0 a 5, a média global de resposta é 4,29, o que demonstra a satisfação global crescente com o Alojamento Local. Por outro lado, apenas 1,9% dos participantes classifica a sua satisfação geral como negativa, o que representa um decréscimo em relação aos 2,3% obtidos no BAL 2018 e confirma a experiência positiva no AL.

Recomendação e Fidelização

Considerando a importância das recomendações, o estudo realizado pela Universidade Lusófona para a HomeAway fez também o levantamento da quantidade de portugueses que recomendaria a sua experiência a outros interessados. As conclusões não deixam dúvidas: 89,1% dos inquiridos afirmaram a intenção de fazer a recomendação a um familiar ou amigo.

No que se refere ao feedback, mais de metade dos respondentes indicou ter deixado um comentário positivo após a sua estadia em AL. Pelo contrário, apenas 1,5% deixou um comentário negativo.

Parceiros e Metodologia

Este Estudo de Mercado foi realizado pelo Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) para a HomeAway, tendo a recolha de dados ocorrido durante os meses de agosto e setembro de 2019. O universo deste estudo são os indivíduos residentes em Portugal, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos de idade, que ficaram num alojamento local, em território nacional, pelo menos uma vez, durante o período de agosto de 2018 a setembro de 2019. No total, foram inquiridas 1000 pessoas.

*O número de viajantes portugueses que elegeram o alojamento local em 2019 é uma estimativa do BAL II, resultante de valores do Instituto Nacional de Estatística.

Veja Aqui a Infografia

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios