filmeu
Imagem notícias defeito 1

Universidade Lusófona faz homenagem ao Professor Victor de Sá

Durante a sessão foi exibida uma exposição virtual sobre a História do professor e dos seus feitos.

02.11.21 - 00h00


No dia 13 de outubro realizou-se o Centenário do nascimento do Professor Victor de Sá na Universidade Lusófona de Lisboa. A homenagem, que decorreu no Auditório Agostinho da Silva e online na plataforma Zoom, contou com a presença da família e amigos do ex-professor.

Ao longo da sessão foram abordados alguns dos feitos de Victor de Sá desde combatente do fascismo e apoiante do regime democrático durante o Estado Novo, nunca desistindo do trabalho coletivo em prol da unidade democrática, mesmo quando se viu impedido de ensinar e de prosseguir uma carreira académica. Em 1942, o bracarense, criou a "Biblioteca Móvel" mas foi em 1970, que fez nascer a sua própria Livraria na cidade de Braga. A "Biblioteca Móvel" foi um verdadeiro centro de difusão do livro e ponto de encontro de leitores, onde passaram escritores conhecidos como Ferreira de Castro e Santana Dionísio. Os oradores reforçaram as perseguições da PIDE, período negro onde publicou os seus primeiros ensaios como "A mocidade de Antero" (1942) e, entre muitos outros, "O que foi a Biblioteca Móvel" (1945).

O antigo Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, da Universidade do Minho e da Universidade Lusófona é uma referencia para todos aqueles que estudam neste local, pelo seu histórico de vida e pelo seu intelectual. Victor de Sá faleceu em Braga, a 31 de Dezembro de 2003 mas continua, presente quer pelas suas obras, quer pela sua pessoa, na Universidade Lusófona de Lisboa.

A personalidade ímpar da cultura portuguesa, Professor Victor de Sá, representa um marco incontornável no nosso país. Durante a homenagem que a Universidade Lusófona lhe proporcionou foi exibida uma exposição virtual sobre a História do ex professor e dos seus feitos. Os professores Manuel Damásio, Mário Moutinho, José Manuel e a professora Maria Fátima Reis finalizaram o Centenário com um apelo à leitura das obras do escritor e à visita da Biblioteca Victor de Sá na Universidade Lusófona de Lisboa.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios