filmeu
Imagem notícias defeito 1

Mesa Redonda "O Tempo em Debate"

O evento insere-se no Programa de investigação do CPES - Centro de Pesquisa e Estudos Sociais.

05.04.17 - 00h00

A mudança social que percorre as sociedades contemporâneas desconcerta as narrativas pessoais construídas na base da linearidade do tempo, em que o efémero tende a remeter os sujeitos para um presente dilatado numa multiplicidade de espaços-tempo de vida, incluindo os das redes virtuais enquanto plataformas de sociabilidade e de trabalho.

Como parte viva da engrenagem dos mercados de trabalho e dos lazeres das sociedades contemporâneas globalizadas, as pessoas encontram-se sujeitas a expectativas de desempenho e acção, cuja percepção do tempo útil para todas as realizações se afigura cada vez mais insuficiente e voraz. É neste contexto que se torna pertinente aprofundar as concepções actuais do saber científico sobre o que é afinal o tempo?

Esta é justamente a questão que o painel da mesa-redonda pretende dar resposta num diálogo entre as Ciências Sociais e as Ciências da Natureza, em particular a Nova Física ou Hiperfísica. O evento conta com a participação do Professor José Croca do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, destacado especialista em Física Quântica, do neuropsicólogo Manuel Domingos, do CHPL (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa), do historiador José Carlos Calazans e da socióloga Salomé Marivoet (ambos da Universidade Lusófona).

O evento insere-se no Programa de investigação do CPES - Centro de Pesquisa e Estudos Sociais da Universidade Lusófona, financiado pela FCT, sobre os "Impactos Sociais e Económicos da Gestão do Tempo nas Práticas Profissionais e de Lazer no Contexto de Globalização das Sociedades Contemporâneas". São parceiros o CICANT e o CICPRIS da Universidade Lusófona, o Espaço Salitre Amaro e o Fórum Terra.

A mesa-redonda irá ser gravada no Estúdio F, sendo posteriormente possível visualizar o evento em www.ulusofona.pt

Entrada sujeita a inscrição em cpes@ulusopona.pt

Mais informação em: http://cpes.ulusofona.pt/noticias/ na agenda da Universidade Lusófona.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios