
Reflexão sobre o Impacto da Revolução de Abril na Educação Superior
A Conferência Destacou o Impacto das Revoluções de abril na Educação, Arquitetura e Teatro
17.05.24 - 18h00No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, decorreu na Universidade Lusófona um evento de grande importância, intitulado "Universidade e Democracia - Comemorações dos 50 anos do 25 de abril". O propósito deste evento foi refletir sobre o impacto das revoluções de abril no cenário de ensino superior em Portugal.
A conferência, organizada pela Reitoria da Universidade Lusófona, iniciou com a intervenção do Professor Doutor Manuel Damásio, cujas palavras foram transmitidas pelo Professor Doutor Paulo Lopes. O Professor Doutor Damásio abordou o tema "O 25 de abril na Ensino Superior e o Projeto da Universidade Lusófona", compartilhando a sua experiência pessoal e destacando o significado do pós-25 de abril para si e para a instituição.
Em seguida, o magnífico Reitor José de Bragança de Miranda discursou sobre "A Universidade como Espaço Democrático", enfatizando que a Universidade é um pilar da liberdade e da democracia. Ressaltou o compromisso da Universidade Lusófona com esses valores, inclusive na sua expansão para países lusófonos, afirmando que "a democracia não existe sem universidade e a universidade amplia a democracia".
Outro momento importante do evento foi a intervenção do Professor Doutor Pedro Ramalho, que abordou o tema "O 25 de Abril e a Formação do Arquiteto". O professor discutiu o impacto da Revolução de abril na formação dos arquitetos, destacando a significativa reforma no ensino de arquitetura que ocorreu em 1977, após anos de reivindicação.
A conferência também incluiu a participação do Professor Doutor Jorge Pinto, que discutiu a relação entre a "Revolução e o Teatro".
Este ciclo de conferências oferece uma oportunidade para refletir sobre o impacto duradouro da Revolução de abril no setor educativo português, realçando a importância da democracia, liberdade e pluralidade no contexto universitário e no futuro da sociedade.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Texto
Ana Machado
Fotografia
Ana Machado
Vídeo (Cobertura)
Filipa Silveira
Vídeo (Edição)
Filipa Silveira
Outras Notícias
- Estudar além-fronteiras: Mobilidade Outgoing para Estudantes
- Do laboratório ao estúdio: uma tarde para descobrir a ULusófona
- Hugo Barata Fez a Curadoria da Performance na Bienal de Fotografia
- Ativação de Recursos em Psicoterapia: Estratégias e Reflexões na ULusófona
- Novo Mestrado em Comunicação Política apresentado na ULusófona