filmeu
universidade-lusofona-porto

O Início do Ano Letivo no Porto

Acompanhe o resumo das atividades de boas-vindas da Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto.

18.09.23 - 15h52
  • Faculdade de Comunicação, Artes, Arquitetura e Tecnologia da Informação (FCAATI)

    Esta terça-feira realizou-se a muito aguardada conferência de boas-vindas aos novos estudantes, que se integram nos cursos da Faculdade de Comunicação, Artes, Arquitetura e Tecnologia da Informação (FCAATI) na Universidade Lusófona. Este evento marca o início das suas jornadas de licenciatura.

    O momento alto da sessão foi o discurso proferido pelo Professor Doutor Moisés de Lemos Martins, diretor da FCAATI. Este enfatizou a primazia dos sonhos sobre os cálculos, argumentando que são os sonhos que dão significado à vida, e que estes devem ser a força motriz do projeto educacional da universidade.

    O diretor da FCAATI sublinhou igualmente a importância da universidade como uma instituição de ensino superior que não apenas transmite conhecimento, mas também ensina a “pensar”. Este expressou o objetivo da faculdade em nutrir o amor dos estudantes pelo saber, sendo estes os atores do centro das atividades acadêmicas. Ao longo do seu discurso, dirigiu-se aos alunos como estudantes, argumentando que a condição de "aluno" transcendeu quando cruzaram os portões da universidade. Explicou ainda que a palavra "aluno" em latim significa "a criança do peito que é alimentada", e concluiu que ao entrar na faculdade, os estudantes tornam-se pensadores autónomos e ativos.

    Após as palavras inspiradoras do Moisés de Lemos Martins, tomou a palavra, a Doutora Natália Pereira, Delegada do Administrador da Universidade Lusófona (Porto). O seu discurso foi focado em fazer os estudantes sentirem-se acolhidos e em casa. Assim como, anunciou que o início da construção do novo edifício está previsto para breve, e que os estudantes da FCAATI terão muitas aulas neste novo espaço. Em jeito de acolhimento informou os alunos sobre os diversos serviços disponíveis na universidade, assim como os seus horários de funcionamento.

    Em uma nota final, a Administradora mencionou a integração do que eram duas Universidades distintas com sedes no Porto e Lisboa respetivamente, numa única instituição com dois polos distintos, Lisboa e Porto, dando origem apenas à Universidade Lusófona, promovendo ainda mais a colaboração e unificação entre os diversos cursos. Este evento de boas-vindas sem dúvida lançou um forte alicerce para as jornadas acadêmicas dos novos estudantes na Universidade Lusófona.

  • Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto (FPED)

    Faculdade de Psicologia


    O Salão Nobre acolheu hoje os docentes da Universidade Lusófona, que excecionalmente adquiriram o papel de alunos. Durante a manhã, estes ouviram com atenção a palestra do Professor Doutor Ricardo de Oliveira, sobre o ensino à distância.

    Um método de ensino que teve o seu início no tempo de pandemia e que se prolongou até a atualidade. O Professor Doutor partilhou com os professores da Lusófona algumas técnicas e métodos que estes poderiam adotar a fim de melhorar as suas aulas dadas por videoconferência.

    Ferramentas essas como a preparação de apresentações via online, assim como procedimentos a adotar para detetar a atenção dos estudantes, entre outras.

    Faculdade de Desporto

    Na passada sexta-feira, teve lugar a sessão de boas-vindas da Faculdade de Desporto. A abertura foi feita pelos responsáveis do curso de educação física e desporto, a Professora Doutora Inês Aleixo e o Professor Doutor Zé Pedro, que saudaram calorosamente os alunos.

    A Professora Inês Aleixo iniciou a sua intervenção salientando a exigência do curso, visando formar os melhores profissionais na área do desporto. Além da oferta formativa na Licenciatura em Educação Física e Desporto, a faculdade oferece também programas de Mestrado em Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário, Mestrado em Exercício e Saúde, e Mestrado em Treino Desportivo em Futebol.

    Durante a sessão, foram apresentadas as disciplinas que compõem os anos do curso, e foi enfatizado que a licenciatura inclui um estágio integrado.
    Destacou-se a presença de uma convidada especial, a Professora Doutora Clarissa, especialista em Saúde e Física. Ela partilhou a sua paixão pela Educação Física em crianças. Ao longo do tempo, dedicou-se à investigação sobre o papel da atividade física no desenvolvimento infantil, considerando crucial promovê-la desde tenra idade. A sua investigação também abordou as crianças obesas e as consequências associadas, como as doenças cardiovasculares.

    Inicialmente, a sua pesquisa focou-se em crianças entre os 6 e os 8 anos, mas logo percebeu que muitas delas enfrentavam dificuldades motoras de coordenação devido à obesidade desde muito cedo, o que as impedia de realizar tarefas simples como saltar. Por isso, decidiu concentrar-se numa faixa etária ainda mais jovem.

    Os estudos realizados pela Professora Doutora Clarissa evidenciam que a atividade física na infância melhora as relações sociais no futuro. Foi convidada de honra desta sessão para partilhar com os alunos a importância da ciência, análise de dados, psicologia e estratégias de ensino para ter um verdadeiro impacto na sociedade. Enfatizou que é essencial integrar todas essas áreas para se tornar um profissional de excelência e causar impacto positivo nos outros.


  • Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa (FCESE)

    Na passada quinta-feira, a Faculdade de Ciências Económicas, Sociais E Da Empresa (FCESE) deu início ao novo ano letivo com uma cerimónia de boas-vindas aos estudantes. A diretora da faculdade, Diana Silva Dias, foi a oradora convidada do evento, proferindo palavras de incentivo e encorajamento aos alunos.

    Durante o seu discurso, instigou os estudantes a refletirem sobre o papel crucial que desempenham na sua própria formação e desafiou-os a capturarem o momento do primeiro dia na faculdade através de uma fotografia, para que possam testemunhar a sua própria evolução ao longo do percurso académico.

    A Professora Doutora Diana Dias apresentou ainda os diversos cursos oferecidos pela FCESE, dando a palavra às diretoras de cada um deles - Teresa Candeias, Carla Magalhães, Cristina Almeida, Isabel Marques e Lara Santos - que transmitiram mensagens de confiança, cooperação e união para o novo ano letivo. Dando algum destaque a novidade deste ano, a licenciatura em gestão comercial.

    Além disso, abordou iniciativas como o “Movimento Lusófona On Business”, uma colaboração com parceiros essenciais para manter uma ligação real com o mercado de trabalho. Assim como, mencionou o "Happiness Camp", um evento organizado pela empresa Lionesa, no qual os alunos da FCESE foram honrados com um convite especial.

    A Professora Doutora Diana Silva Dias, antecipou ainda futuros eventos, como a visita ao “Lionesa Hub” e o apadrinhamento dos cursos. Projetos como o "Project Based Learning" e o "Problem Based Learning" foram apresentados como ferramentas pedagógicas de excelência. Foi enfatizada a importância que a Faculdade de Ciências Económicas Socias E Da Empresa tem em iniciar o ano letivo com um compromisso claro de formação de excelência, inovação e com participação ativa dos seus alunos na sociedade.

  • Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias (FCNET)

    Esta sessão contou com a presença de vários professores, incluindo o Subdiretor Professor Doutor Nuno Santos. 

    Realizou-se, por parte da FCNET, a sessão de acolhimento aos seus recém-estudantes académicos da Universidade Lusófona do Porto. Este evento teve o apoio do Prof. Doutor Nuno Santos (subdiretor do curso de Engenharia de Proteção Civil), transmitindo uma mensagem de boas-vindas aos alunos. 

    Este evento decorreu com bastante descontração, entre alunos e professores, que tiveram a oportunidade de colocar questões e debater sobre vários assuntos que serão fundamentais no corrente ano letivo como avaliações e assuntos relacionados com as aulas. 

    Consulte o Álbum de Fotografias Aqui

  • Faculdade de Direito e Ciência Política (FDCP)

    José de Faria Costa, Professor Doutor e Diretor da FDCP, que esteve presente via Zoom, acolheu os seus alunos - tanto aos mais antigos como os que acabam de integrar os diversos curos que a faculdade abrange numa sessão de boas-vindas que decorreu no campus do Porto: "Saúdo de maneira intensa os estudantes que entraram pela primeira vez. As mais efusivas saudações!".  

    O mesmo, procurou igualmente incentivar os estudantes a trabalharem com afinco e a dedicarem-se para serem bem-sucedidos nas suas carreiras académicas e profissionais.  

    O Professor Doutor Rui Albuquerque, Subdiretor da Faculdade de Direito e Ciência Política, também esteve presente na sessão de acolhimento. Após desejar as boas-vindas a mais um ano letivo, assinou uma parceria entre a FDCP e a Sociedade de Advogados portuense Dower Law Firm, representada pelo Doutor Eduardo Castro Marques. Isto, sob os olhares atentos e entusiasmados do público e do Diretor José de Faria Costa que não pode assinar o documento em pessoa, por se encontrar no campus de Lisboa. 

    O acordo entre as duas entidades permitirá aos alunos da FDCP um contacto direto com a empresa onde poderão estagiar e que lhes poderá transmitir conhecimentos estratégicos sobre o mercado nacional, entre outras atividades de cariz universitário e profissional. 

    O restante corpo docente presente como o Professor Doutor António Tavares, a Professora Doutora Inês Godinho e a Professora Doutora Natália Pereira, também quiseram acolher os alunos deixando mensagens de encorajamento. "Desejo que gostem da licenciatura”, “a porta está sempre aberta, podem sempre contar com o corpo docente", "parabéns por estarem nesta nova fase, diferente… e difícil” - foram algumas das frases que estes proferiram.  

    Na segunda parte da sessão, a Mestre Vilma Martelo, representante da Professora Doutora e Pró-Reitora para a Mobilidade Elizabete Pinto da Costa, apresentou aos novos estudantes o projeto “Inovar e Capacitar”, chamando a atenção destes para a importância de adotarem um espírito de respeito mútuo e da aceitação das diversas culturas das quais descendem os estudantes da faculdade, sobretudo numa universidade multicultural como a Universidade Lusófona.  
    Graças à ideia de inserir um link QRcode na sua apresentação, Vilma Martelo deu a oportunidade aos alunos de partilharem as suas opiniões sobre o assunto em direto.  

    Consulte o Álbum de Fotografias Aqui


Calendários Académicos  Bem-Vindo  Razões

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios