filmeu
Imagem notícias defeito 1

Play2Learn - Conferência Final do Projeto GamiLearning

No âmbito de um projeto de investigação que procura desenvolver competências de literacia mediática

11.04.18 - 00h00

A Play2Learn - Conferência Final do Projeto GamiLearning - terá lugar a 19 de Abril de 2018 no Fórum Picoas em Lisboa.

Organizada no âmbito do Projeto GamiLearning (UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014), um projeto de investigação que procura desenvolver competências de literacia mediática através da criação de jogos digitais, em jovens dos 9 aos 12 anos, a conferência tem como principal objetivo apresentar e discutir os principais resultados do projeto com a comunidade científica nacional e internacional, Instituições na área da Educação e Media. A Literacia Mediática é conceptualizada como um conjunto de competências fulcrais para todos os cidadãos numa sociedade altamente mediatizada e inclui: a capacidade de se expressarem através dos media com segurança e privacidade para as sua(s) identidade(s) e de criarem e analisarem criticamente os media.

Conceição Costa, a investigadora responsável do projeto, assinala como principais etapas a criação do Atelier GamiLearning para alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e o seu desenvolvimento e investigação em três escolas Portuguesas e uma em Austin. Um estudo conduzido junto de uma amostra de Pais, Professores e Alunos, para averiguar da sua atitude face aos videojogos como entretenimento e como ferramenta pedagógica, revelou que todos são favoráveis à sua utilização como instrumento pedagógico, sendo os alunos o grupo com atitudes mais positivas em todas as dimensões. - Estivemos nas Escolas no ano letivo 2016/2017 e estamos na fase de análise de dados quantitativos e qualitativos. Construímos um questionário de literacia mediática para alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, o qual foi administrado a nível nacional junto de uma amostra representativa. Estamos a validar essa escala e esperamos poder vir a dar um contributo importante na área da medição da literacia mediática para estes níveis de Ensino-.

O GamiLearning (2015-2018) é financiado pela Fundação para a Ciência e para a Tecnologia no âmbito do programa UT Austin|Portugal CoLab e tem como entidade coordenadora a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em estreita colaboração com a University of Texas-Austin e a Universidade de Aveiro.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios