filmeu
Imagem notícias defeito 1

Portugueses gastaram em média 637,74 euros durante a estadia em Alojamento Local

Homeaway - Segundo barómetro nacional - Perfil do viajante português que escolhe o alojamento local

10.12.19 - 00h00
  • 1,98 milhões de viajantes portugueses elegeram o alojamento local
  • Para 2019, estima-se um impacto económico de cerca de 432 milhões de euros, provenientes dos gastos totais em alojamento local

A segunda edição do Barómetro do Alojamento Local, um estudo da HomeAway®, plataforma especialista em alojamentos para férias, realizado em colaboração com o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias (CICANT) e com o Departamento de Turismo da Universidade Lusófona, voltou a inquirir os portugueses com o objetivo de analisar o perfil do viajante que escolhe alojamento local para férias.

O Perfil do Viajante Nacional

Entre as principais conclusões do Barómetro, apura-se que mais de 1,98 milhões de viajantes, residentes em Portugal, terão ficado hospedados pelo menos uma vez, num alojamento local, sendo que a maioria dos inquiridos (84,9%) utilizou esta opção de estadia entre 1 a 4 vezes, durante o período de análise do estudo.

Com base no estudo, os principais utilizadores da modalidade de alojamento local são as famílias com 42,1%, em seguida casais (39,5%) e grupos de amigos (17,5%). Neste contexto, verifica-se ainda que grande maioria das estadias (94%) têm uma duração até 7 noites e o número médio de turistas presentes no alojamento é de 3,7 pessoas. Importa referir que o apartamento foi o tipo de alojamento preferido pelos viajantes (51,6%), seguido da moradia (27,1%).

No que respeita a localização geográfica, os resultados indicam que o Algarve (25,1%), a região Norte (22,4%) e Centro (19,3%) são os destinos mais procurados pelos turistas lusos, ainda que com menos proporção comparativamente ao ano passado, devido ao aumento significativo do Alentejo, que registou 18,2% (mais 5 pontos percentuais) comparativamente aos dados registado em 2018.

Os resultados do estudo demonstram que, à semelhança do ano passado, a internet continua a ser o método preferido para a realização de reservas (62,2%), seguido do telefone (20,6%). As principais fontes de informação que os viajantes consultam antes de realizar as estadias são os websites especializados no arrendamento de alojamento local (33,8%), seguido de recomendações de conhecidos ou amigos (21,6%).

Adicionalmente, a segunda edição do estudo de mercado realizado pela Universidade Lusófona, procurou caracterizar o processo de escolha e de critérios de seleção do alojamento local. Os mais relevantes foram a boa localização (53,4%), preço (50,2%) e área envolvente afeta ao alojamento (34,2%), repetindo a tendência dos resultados apurados em 2018.

Gastos Relativos ao Alojamento Local

Para a estimativa dos gastos totais associados ao alojamento local referente a 2019, a análise considerou os seguintes dados e pressupostos: a despesa média de estada, por pessoa, atinge os 637,74€, o que engloba os gastos médios com a reserva do alojamento local e outras despesas como alimentação, atividades culturais ou transportes no local.

O contributo dos gastos diretos e indiretos dos turistas de alojamento local para a dinamização do Turismo e da Economia nacional é inegável. O estudo demonstra que o AL continua a evidenciar um crescimento sustentado, que em 2018 foi de 16,6%, o que resulta do grau de maturidade assinalável que o setor já manifesta em Portugal. O crescimento do gasto total deve-se ao aumento do número de pessoas que ficaram num Alojamento Local. Trata-se de uma atividade que é ainda responsável pela criação e manutenção de postos de trabalho, pela valorização imobiliária e recuperação urbana, pela geração de valor para as autarquias através da taxa turística, assim como pelo seu forte contributo para o aumento sustentado da oferta turística da marca/país Portugal.

Parceiros e Metodologia

Este Estudo de Mercado foi realizado pelo Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) para a HomeAway, tendo a recolha de dados ocorrido durante os meses de agosto e setembro de 2019. O universo deste estudo são os indivíduos residentes em Portugal, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos de idade, que ficaram num alojamento local, em território nacional, pelo menos uma vez, durante o período de agosto de 2018 a setembro de 2019. No total, foram inquiridas 1000 pessoas.

Veja Aqui a Infografia

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios