filmeu
projeto-hei-lab-finaciamento-fundacao-bial-1920

Fundação BIAL Financia Projeto da Universidade Lusófona

Projeto desenvolvido pelo Laboratório de Interação Digital Humano-Ambiente da Universidade Lusófona.

10.01.23 - 09h51

O projeto The Empathic Heart tem como objetivo principal caracterizar a interação entre processamento interocetivo e empatia, utilizando o influente modelo de processamento preditivo para a compreensão da relação entre os dois construtos. Para testar este modelo serão utilizadas medidas neurofisiológicas (potencias evocados cardíacos e potenciais relacionados com eventos) que indexam diretamente respostas cerebrais relacionadas com a interoceção e os vários domínios da empatia.

A criação de um novo modelo de empatia, robusto do ponto de vista biológico e com um papel central do processamento interocetivo, será amplamente útil para perceber mais amplamente o comportamento humano, incluindo a compreensão dos mecanismos subjacentes às condições clínicas associadas a défices de empatia e/ou interoceção.

A equipa deste projeto, liderada por Carlos Campos em representação do HEI-Lab da Universidade Lusófona, inclui a participação de Simone Schütz- Bosbach (Ludwig-Maximilians-Universität München), investigadora internacional especializada nos mecanismos neuronais da interoceção, e a colaboração de vários centros de investigação da cidade do Porto.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios