filmeu
Imagem notícias defeito 1

Raquel Mira estudou Eng. do Ambiente na Lusófona e agora trabalha na Philips

"Estamos a estudar um modelo 'pay-per-scan'".

17.02.16 - 00h00

Produtos desenhados para uma fácil desmontagem, uma maior taxa de recuperação de peças e componentes - para posterior reutilização -, extensão do tempo de vida útil dos produtos, aumento da eficiência energética e a aposta num modelo de pay-per-scan - que levará a empresa a "vender" a performance do seu equipamento e não o equipamento em si.

Estas são algumas das apostas da Philips para a sua área de negócio ligada à saúde, de acordo com a business partner Health System da Philips Healthtech, a portuguesa Raquel Rebelo de Mira - licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Lusófona e que regressou recentemente a Portugal para participar na abertura das inscrições da Ponto Verde Open Innovation.

Em entrevista exclusiva ao Green Savers, a responsável pela sustentabilidade da área de saúde da multinacional holandesa explicou a estratégia da marca para a reutilização e reciclagem de equipamentos e eficiência energética. E revelou como a indústria se está a preparar para uma nova era da sustentabilidade.

Como é que a Philips está a preparar a sua área de negócio ligada à saúde para a sustentabilidade e economia circular?

A sustentabilidade na Philips é parte integrante do seu DNA e está presente na agenda estratégica da companhia. Para a Philips manter um crescimento económico sustentável, o seu programa de sustentabilidade visa a redução da sua pegada ecológica, agindo em três áreas fundamentais - Inovação Verde (Green Innovation), Operações Verdes (Green Operations) e Economia Circular.

Ao nível da economia circular, e no que respeita especificamente ao nosso portfólio de Health Systems, estamos a expandir a nossa actividade de refurbishing e a melhorar a infraestrutura de logística de retorno de equipamentos elegíveis [à condição de] refurbshiment ("renovação ou remodelação", em português). A Philips está também a estudar um modelo de "pay-per-scan" como parte do nosso programa de Green Healthcare.

Paralelamente, o nosso programa de Ecodesign permite que os nossos produtos sejam desenhados para fácil desmontagem, o que resulta numa operação de reparação mais fácil, com base na recuperação de peças e componentes para posterior reutilização. O programa de Ecodesign trabalha também as áreas de eficiência energética, redução de material de embalagem, redução do peso dos sistemas, redução da radiação (para alguns equipamentos) e redução ou eliminação de certas substâncias, extensão do tempo de vida útil dos equipamentos.

O nosso programa de recolha de peças e componentes (spare parts harvesting) permite a recuperação de materiais essenciais que estão funcionais e que, após os devidos controlos de qualidade, serão reutilizados nos novos sistemas ou como peças de reparação e manutenção de sistemas.

Finalmente, a Philips age ao nível dos contratos de serviço e propostas de valor para o cliente. Estas propostas de serviço permitem, paralelamente, a fidelização com o cliente e aumentar o tempo de vida útil do produto instalado. Por outro lado, a Philips está a rever os seus modelos de serviços ao cliente para que possa introduzir mais serviços baseados nos conceitos acesso e performance.

De que forma é que a Philips reutiliza ¿ ou garante a reutilização - dos equipamentos ou dos seus diversos componentes?

Através do nosso programa de Refurbishing e do programa de Parts Harvesting (recolha de peças e componentes).

O que acontece a um equipamento Philips quando chega ao seu fim de vida? Pode ser reciclado? Como decorre este processo?

Um equipamento Philips que chega ao fim de vida e que, após avaliação, é elegível para ser reciclado, é transportado para um reciclador devidamente licenciado.


Como é que empresas como a Philips olham para a eficiência energética dos equipamentos de diagnóstico e tratamento ligados à área da saúde?

A Philips considera muito importante esta área, especialmente porque os equipamentos de diagnóstico de imagem são grandes consumidores de energia. Desta forma, a Philips aderiu ao acordo voluntário de eficiência energética desenvolvido pela Cocir (european trade association representing the medical imaging, health ICT and electromedical industries). Este acordo chama-se SRI (seft regulatory initiative for medical imaging equipment).

Além disso, as Business Units de equipamento de imagem revêem os seus projectos de desenvolvimento de produtos anualmente e estudam como optimizar o design do equipamento em termos de eficiência energética. Este processo faz parte do programa de Ecodesign da Philips.

De que forma a experiência da Philips noutras áreas - iluminação e eletrónica de consumo - pode ser utilizada no sector da saúde de forma a aumentar a sustentabilidade de um produto ou processo?

Cada grupo de produtos tem as suas características próprias - os produtos em si, o mercado onde são comercializados, o tipo de consumidores a que são dirigidos. Daí que cada grupo de negócio - business group - necessite de rever os seus modelos e explorar as suas estratégias próprias. No entanto, aspectos como a eficiência energética, reutilização de peças, reciclagem, prolongar o tempo de vida útil do produto ou a redução da quantidade de embalagens são aspectos comuns.

Em termos globais, quais os principais desafios do sector da saúde no que toca à reciclagem, reutilização e economia circular?

Em geral, o estabelecimento de uma vasta infraestrutura que permita a recuperação dos sistemas e materiais, preservando a sua qualidade e a sua recuperação em volumes significativos, é um dos aspectos essenciais a ser desenvolvidos para que se possam implementar modelos de economia circular.

Igualmente, [é necessária] a remoção de barreiras legislativas para que o transporte destes sistemas ou peças e componentes entre os vários países seja mais fluido, eficaz e económico.

Como é que uma licenciada em Engenharia Ambiental chega a business partner de uma área de negócio da Philips?

A minha função é dedicada à sustentabilidade e tem por base o conhecimento ambiental adquirido durante a minha licenciatura. Do estudo de engenharia até à Philips foi um percurso profissional delineado por opções que fiz e que me direccionaram até esta empresa. As características da empresa e o seu portfólio de produtos são de grande interesse para mim e, por isso, uma escolha consciente para aplicar o meu conhecimento-base e percorrer com a Philips este caminho da sustentabilidade.

Fonte: Green Savers

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios