filmeu
ulusofona-e-filmeu-premiados-com-novo-horizon-wire-europe

ULusófona e FilmEU Premiados com Novo Horizon WIRE Europe

O projeto pretende promover a criação de programas abrangentes de capacitação, incluindo iniciativas de formação, plataformas de partilha de conhecimento e projetos colaborativos.

12.07.23 - 18h23

A Universidade Lusófona e a FilmEU têm o prazer de anunciar o sucesso da sua candidatura, WIRE FilmEU, para o concurso HORIZON-WIDERA-2023-ACCESS-03-01, financiado pelo Horizon Europe. A proposta promovida pela Aliança FilmEU, visa impulsionar os esforços de capacitação em Investigação e Inovação no seio da aliança, com especial incidência nos países com incentivo à participação.

O projeto WIRE (Widening Innovation+Research Excellence in FilmEU) é promovido por todas as oito IES (Instituições de Ensino Superior) atualmente membros da Aliança FilmEU (The European Universities Alliance for Film and Media Arts European Universities Project: 101004047, EPP-EUR-UNIV-2020 - European Universities, EPLUS2020 Action Grant). A Aliança é liderada pela Universidade Lusófona, sendo os outros membros a LUCA School of Arts na Bélgica, IADT - Dún Laoghaire Institute of Art Design and Technology na Irlanda; TLU - Tallinn University, na Estónia, todos membros originais da aliança FilmEU, aos quais se juntaram recentemente os novos membros VŠMU - Academy of Performing Arts, da Eslováquia, LMTA - The Lithuanian Academy of Music and Theatre, VIA University College, da Dinamarca, e NATFA - The National Academy for Theatre and Film Arts "Krustyo Sarafov", da Bulgária.

O Horizon Europe, o principal programa de investigação e inovação da União Europeia, promove avanços e descobertas científicas. O envolvimento da Universidade Lusófona neste projeto demonstra o seu compromisso com a inovação, a excelência da investigação e as iniciativas colaborativas. O projeto WIRE FilmEU representa uma oportunidade significativa para a capacitação e transferência de conhecimentos em toda a Aliança FilmEU, uma vez que irá impulsionar uma mudança positiva e capacitar as comunidades de investigação.

O principal objetivo do projeto é melhorar as capacidades de investigação e inovação nos países da aliança FilmEU, através de uma aliança estratégica e colaboração interdisciplinar, a Universidade Lusófona e a FilmEU pretendem abordar os desafios específicos enfrentados por estes países e estimular os seus ecossistemas de investigação.

O WIRE FilmEU irá promover programas abrangentes de capacitação, incluindo ações de formação, plataformas de transferência de conhecimento e projetos de colaboração. Tirando partido da experiência e os recursos da Aliança, a Universidade Lusófona e a FilmEU irão fomentar um ambiente de investigação sustentável, garantindo o crescimento e a inovação a longo prazo.

"A Universidade Lusófona está empenhada em promover ambientes de investigação inclusivos e em apoiar o desenvolvimento de investigadores em países com incentivo à participação", acrescentou Manuel José Damásio, o coordenador principal do projeto. "Através deste projeto, facilitaremos a transferência de conhecimentos, proporcionaremos acesso a recursos de última geração e reforçaremos as redes de investigação. Este esforço de colaboração tem o potencial de criar impactos duradouros na investigação e inovação no âmbito da Aliança FilmEU."

A Aliança FilmEU, que recentemente viu aprovado um novo financiamento que garante a continuação da sua implementação, é reconhecida pela sua especialização em Cinema e Artes dos Media e é constituída por instituições proeminentes de vários países europeus. A colaboração do projeto facilitará a partilha de boas práticas, recursos e metodologias, fomentando uma rede dinâmica de investigadores e profissionais.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios