filmeu
Imagem notícias defeito 1

Um século da noite da carroça - Resumo

Um debate sobre o assunto que, desde há muito, representa a História do Portugal contemporâneo.

08.11.21 - 00h00


100 anos depois da noite de 1921, a Universidade Lusófona de Lisboa realizou uma conferência com vista a esclarecer a famosa "noite da carroça". O evento decorreu na plataforma zoom e aconteceu no dia 19 de outubro às 18 horas.

A noite da carroça convoca um debate sobre um assunto que, desde há muito, representa a História do Portugal contemporâneo. A "noite sangrenta" é considerada por Luís Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra, um enigma que permanece até aos dias de hoje com as questões: Quem foram os autores morais destes homicídios? Que objetivos visavam? Quais são as consequências? Como sobreviveu a República a este atentado? Questões essas respondidas pelo próprio Luís Reis e pelo Professor Doutor José Adelino Maltez, catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

A noite da carroça de 19 de outubro marcou a primeira república por ser um momento dramático e sangrento e um período sinistro. "no meio da desgraça consegue dar uma esperança", foi a forma como o professor Luís Reis descreveu o movimento revolucionário. O professor Adelino Maltez destaca "três cavaleiros do apocalipse" como a fome, a peste e a guerra que marcaram a noite sangrenta.

A sessão contou com a presença dos alunos dos cursos de educação e criminologia da Universidade Lusófona de Lisboa e encerrou com questões sobre o tema aos professores convidados.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios