filmeu
Imagem notícias defeito 1

Uma aventura inesquecível

Cerca de 100 peças online e 1176 tweets depois, termina o 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses.

18.01.17 - 00h00

O 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses terminou no domingo, 15 de janeiro. A precariedade, a falta de condições de trabalho e a dependência dos estágios curriculares foram alguns dos problemas discutidos e com propostas aprovadas no sentido de os tentar resolver, expressas na resolução final. Mas o congresso foi também marcado pelo elogio ao jornalismo de investigação, à importância da profissão e a relação direta entre saúde dos média e qualidade da democracia.

A Lusófona participou nesta organização histórica. Já não havia um congresso de jornalistas há quase 20 anos e tudo começou a ser planeado há cerca de um ano. Sindicato dos Jornalistas, Casa da Imprensa e Clube dos Jornalistas uniram-se para colocar de pé o 4º Congresso. Uma pequena comissão executiva, presidida pela jornalista Maria Flor Pedroso, começou a trabalhar e a recolher apoios. E surgiu uma ideia com sabor a utopia: a parceria entre academia e jornalistas. Foram convidadas dez instituições de ensino superior, do Norte ao Sul do país, com curso de jornalismo.


Emoções e números

Desses dez parceiros chegaram ao cinema S. Jorge, que acolheu os quatro dias do congresso, dois professores e oito alunos, nove no caso da Lusófona, por um feliz acaso. Juntaram-se aos jornalistas da comissão organizadora e a uma equipa do Cenjor, o Centro Protocolar de Formação para Jornalistas. Um apoio que se revelou fundamental e determinante para a construção da redação multiplataforma, batizada como Media Lab, com condições técnicas e humanas que qualquer órgão de comunicação social gostaria de ter. No seu conjunto, a redação do congresso fervilhou com mais de 100 pessoas.

Para além do trabalho, das emoções, dos elogios e das críticas, ficam os números. Nas redes sociais: 1178 tweets, mais de uma centena de posts na página de Facebook, que arrecadou 2176 gostos, e 30 vídeos no Youtube. No velhinho papel, quatro jornais que acompanharam os dias do congresso, todos com peças de alunos da Lusófona. E cerca de uma centena de trabalhos publicados no site do congresso, entre notícias, fotogalerias, vídeos, noticiários de rádio, infografias, percorrendo notícias, entrevistas, reportagens e perfis.

Um bocadinho do espírito desta aventura fica registado nas peças abaixo, mas muito mais há a descobrir no site que alojou tudo o que se foi produzindo:
http://www.jornalistas.congressodosjornalistas.com/sala-2-a-experiencia-de-uma-redacao-laboratorio/

http://www.jornalistas.congressodosjornalistas.com/4-dias-em-4-minutos/

http://www.jornalistas.congressodosjornalistas.com/radio-e-o-consenso-chegou-ao-quarto-dia/

http://www.jornalistas.congressodosjornalistas.com/o-congresso-em-imagens/
https://www.youtube.com/watch?v=i7FoklYd9Dk

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios