filmeu
Imagem notícias defeito 1

Vogl foi o convidado da última Conferência Internacional da ECATI

Joseph Vogl esteve no Museu "Coleção Berardo" para conferência sobre Financial Governance.

02.12.16 - 00h00

O Auditório do Museu "Coleção Berardo", no passado dia 16 de novembro, recebeu Joseph Vogl para uma conferência sobre Financial Governance. Organizada pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito da 4ª edição do Programa de Doutoramento em Estudos de Comunicação.

Vogl, aludindo ao desgaste na soberania dos Estados e no valor democrático, devido à atual crise económica, explica que atualmente, existe um novo tipo de poder que não pode ser considerado nem económico, nem político - é uma junção destes dois pólos e surge do capitalismo dos mercados financeiros, do crédito público ou até da integração dos credores privados.


Numa altura que quando se fala dos problemas económicos de um país não se pode deixar de os associar ao Governo ou aos bancos, "esta "governação económica" finalmente imunizou-se contra a democratização do poder político", refere Joseph Vogl.

Na opinião do professor Luís Ribeiro de Ciências da Comunicação e Cultura, que esteve presente, este evento foi interessante "porque o conferencista é autor de uma obra que tem como problemas centrais a relação da política, da sociedade e do mercado numa época em que a democracia perde alguns dos seus alicerces para áreas que não lhe são afins".


Estas teorias são estudadas por Vogl, que é professor de Literatura Alemã, Estudos Culturais e de Media na Universidade de Humboldt em Berlim e professor visitante na Universidade de Princeton, também autor de artigos dos mais diversos temas, como teoria literária, história do conhecimento e do pensamento político.

Ana Rita Durão
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona

Veja as fotos Financial Governance

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios