Webinar MeLCi Lab com o Professor Luís Pereira
TitkTok para se divertir e para habilidades (críticas) de alfabetização mediática.
TikTok é o destino líder mundial para vídeo móvel de formato curto. Mais conhecida pelos passos de dança, a plataforma também possui outro tipo de conteúdo. Muitas vezes, tida como algo infantil, a popularidade desta plataforma está a despertar a curiosidade de diferentes stakeholders para perceber o seu potencial, nomeadamente para a educação.
Cada vez que um novo media ou plataforma ganha visibilidade, alguns educadores tendem a concentrar-se nas suas oportunidades de aprendizagem. A TV, os videojogos ou as redes sociais são exemplos de tentativa de usar sua popularidade para inserir conteúdo educacional ou como ferramenta pedagógica. O TikTok poderia ser um bom veículo para promover de forma eficaz as habilidades críticas da alfabetização mediática? Ou é apenas uma nova tendência passageira?
Em novembro de 2020, o Conselho de Alfabetização de Media de Singapura lançou um novo desafio de hashtag #thinkb4youdo com TikTok para promover um ambiente on-line positivo para seus usuários. Existem outras iniciativas semelhantes para criar consciência sobre desinformação, por exemplo.
Nesta apresentação, veremos exemplos de vídeos e canais e como isso pode ser uma ferramenta de aprendizagem bastante útil. Não esquecendo, uma das dimensões-chave da alfabetização mediática, além de aceder e compreender, é a criação, neste caso, de conteúdo / artefatos de media digital.