Estética Digital
Apresentação
A disciplina de estética digital desenvolve um conhecimento teórico sobre a estética das artes digitais e em rede, através de uma reavaliação categorias estéticas modernistas, em confronto com estudos de caso pertinentes para a análise e intervenção sobre as artes contemporâneas, em si mesmas altamente singulares.
Disciplina do Curso
Arte dos Media e Comunicação (D) (ULHT)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7,5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6335-11043
Disciplinas complementares recomendadas
Cultura Visual (1.º semestre)
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1.Crise da modernidade estética 1.1. Estética e modernismo 1.2. A crise vanguardista 1.3. A estética de Duchamp 2. Genealogia das artes tecnológicas 2.1 Arte e reprodutibilidade 2.2.A estética da máquina 2.3. Artes Cibernéticas 2.4. Les Immatériaux (1985, Pompidou) 3. Categorias da estética digital 3.1. Interactividade 3.2. Relacionalidade 3.3. Intermedialidade 3.4. Hibridez 3.5. Imersividade 3.6. Participação 4. Case Studies
Objetivos
Fornecer um conhecimento geral das artes digitais fornecendo as categorias analíticas que permitam ao estudante um conhecimento aprofundado das principais tendências das artes contemporâneas. Compreender a diversidade das práticas artísticas das artes digitais contemporâneas, de modo a permitir pelos estudantes a problematização das obras digitais contemporâneas, e a sua inserção na realidade actual, nas suas dimensões éticas e políticas. . Dotar o aluno com uma linguagem específica que permita a inteligibilidade e reconhecimento das obras de arte digital.
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino adoptada é teórica, estruturando-se a partir de aulas expositivas onde serão apresentados conceitos, teorias e análise de casos típicos desta área de saber. À exposição do docente será complementada com o debate em seminário de alguns textos selecionados, complementados com estudo de caso, orientados tutorialmente. A avaliação é contínua, englobando um ensaio sobre um dos temas do programa com cerca de 20.000 caracteres (60%), assim como o trabalho de exposição e debate dos um dos textos indicados na bibiografia (34%). O trabalho poderá ser teórico, mas preferencialmente sobre obras artísticas digitais especialmente relevantes.
Bibliografia principal
Berry, David & Dieter, Miachel (eds). (2015). Postdigital Aesthetrics: Art, Computatiom and Design. Palgrave. CUBITT, Sean (1998), Digital Aesthetics. London, Sage. Belting, Hans & Buddensieg, Andrea (eds.), (2009) .The Global Art World. Ostfildern. Paul Crowther (2019). Digital Art, Aesthetic Creation. Routledge. Drucker, Johanna (20009). SpecLab : digital aesthetics and projects in speculative computing. The University of Chicago Press. Ernst, Wolfgang (2013), Digital Memory and the Archive. Minneapolis, University of Minnesota Press. Kwastek, Katj (2013). Aesthetics of interaction in digital art. MIT Press. Manovich, Lev (2002). The Language of New Media, Cambridge MA, The MIT Press. Trodd, Tamara (2015). The art of mechanical reproduction : technology and aesthetics from Duchamp to the digital. The University of Chicago Press. Vesna, Victória (ed), (2007), Database aesthetics: art in the age of information over¿ow, University of Minnesota Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala