Arqueologia dos Media
Apresentação
Medium surge como uma subsunção das relações entre tecnologia e comunicação e dos seus efeitos na sociedade e na cultura na história. O conceito procura descrever o domínio instrumental do processo criativo humano, mas também serve à sua auto-compreensão. Meio tornou-se uma categoria charneira desde os finais do séc. XIX com emergir dos mass-media. Uma arqueologia dos media só pode ser pensada junto a uma genealogia dos media, possibilitando assim a compreensão do agir humano na sua expressividade histórica, principalmente hoje. A acção criadora do homem tem na compreensão dos ¿media¿ a sua condição de possibilidade. A focagem histórico-teórica possibilita um acesso aos problemas que os media produziram e aos efeitos que estão a levantar em sociedades que estão dependentes das mediações tecnológicas e nas tecnologias dos media. Objectivos e competências entrelaçam-se no programa para possibilitar uma visão dos problemas gerados pelos media no passado e na sociedade contemporânea.
Disciplina do Curso
Arte dos Media e Comunicação (D) (ULHT)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7,5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6335-15358
Disciplinas complementares recomendadas
Não tem
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
a) distinguir meio (media) e tecnologia; b) descrever experiência enquanto mediada tecnicamente; c) aplicar os conhecimentos de forma argumentativa e crítica à situação actual; d) identificar os principais paradigmas no pensamento da mediação; e) produzir um juízo crítico sobre os media em contexto criativo; f) reconhecer as figurações dos media sobre a cultura; g) conhecer a genealogia dos meios e como uma arqueologia dos media é possível; h) reconhecer a ¿realidade dos media¿; i) identificar as diferenças e antíteses entre as diferentes posições teóricas; j) posicionar-se criticamente sobre a história dos media; k) conhecer as relações entre media e sociedade; l) determinar o impacto dos media nas artes e na estética; m) saber identificar as estratégias políticas possibilitadas pelos media; n) identificar linhas de investigação nos estudos dos media. o) saber capaz de construir um discurso argumentativo sistemático sobre as relações entre cultura, arte, media e realidade.
Metodologias de ensino e avaliação
Por ser uma UC de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística hermenêutica textual serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados e em exercícios em sala de aula. A avaliação três momentos, um qualitativo e dois quantitativos. O quantitativo será testado pela assiduidade dos alunos e a sua participação, bem como de um exercício de apresentação de um tema-problema presente no programa. A avaliação qualitativa faz-se pela elaboração de uma apresentação oral de um tema-problema e sua discussão pública e pela escrita de um ensaio de pelo menos 3500 palavras discutido publicamente. Ponderação da avaliação: assiduidade: 10%; apresentação oral: 40%; ensaio: 60%.
Bibliografia principal
Agamben, G., Qu¿est-ce qu¿un dispositif? Paris: Payot & Rivages, 2007. Flusser, V., Medienkultur. Frankfurt a. M.: Fischer, 2005. Foucault, M. L¿archéologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969 Hansen, M.B.N., «Media Theory». Theory Culture Society, 2006; 23; pp. 297-306. Huhtamo, E. & Parikka, J., Media Archaeology. Approaches, Applications, and Implications. Berkeley: University of California Press, 2011. Kittler, F., Optical Media. Berlin Lectures 1999. London: Polity Press, 2010. McLhuan, M., Understanding Media. The Extensions of Man. Berkeley: Gingko Press, [1964] 2003.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala José Gomes Pinto Quarta-feira, 15-17 F.1.13