filmeu
Imagem formacao defeito 1

Formação Modular Certificada Reconhecimento e Avaliação da Situação em Incêndios Rurais

Porto
A Universidade Lusófona do Porto, através do Civil Protection and Risk Analysis Group (RAGroup Portugal), participa no modelo de formação modular, tendo por base os percursos de educação e formação de adultos previstos no Catálogo Nacional de Qualificações... Ler mais

Partilhar

Email

Formato do cursoMisto Horas0h
  • Apresentação

    Apresentação

    A Universidade Lusófona do Porto, através do Civil Protection and Risk Analysis Group (RAGroup Portugal), participa no modelo de formação modular, tendo por base os percursos de educação e formação de adultos previstos no Catálogo Nacional de Qualificações, ao oferecer um naipe alargado de cursos de formação profissional de curta duração incluídos no Referencial de Formação de Técnico/a de Proteção Civil, código 861264, do Catálogo Nacional de Qualificações da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Superior I. P. Nesse referencial, o presente curso corresponde UFCD n.º 9924 ¿ Reconhecimento e avaliação da situação em incêndios rurais, possui a duração de 50 horas e atribui 4,5 pontos de crédito, certificados e acumuláveis, nos termos da Portaria n.º 47/2017, de 1 de fevereiro, que regula o Sistema Nacional de Créditos do Ensino e Formação Profissionais. Os formandos que concluam a ação com aproveitamento recebem um certificado emitido via Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), conforme Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho. O curso serve especialmente o exigido pela Portaria n.º 354/2019, de 7 de outubro, em matéria de formação dos atuais e futuros Técnicos e colaboradores dos SMPC (mínimo de 100 horas reunidas a partir de UFCD pertencentes ao citado Referencial de Formação), e aos Técnicos de Proteção Civil e colaboradores das Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) e outros agentes.
  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os formandos de conhecimentos e competência essenciais para: - Efetuar o reconhecimento da zona de intervenção, incluindo as áreas na interface urbano-rural. - Descrever a influência dos elementos meteorológicos no comportamento dos incêndios rurais e interpretar o metograma. - Distinguir e analisar as especificidades dos incêndios que se propagam no perímetro urbano-rural. - Utilizar ferramentas e instrumentos de apoio à decisão, nomeadamente GPS, estação meteorológica portátil e aplicações informáticas.
  • Programa

    Programa

    • [Anual]
    • Reconhecimento e Avaliação da Situação em Incêndios Rurais (UFCD) 0 ects
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Este curso modular está integrado nos Cursos de Formação: - Técnico/a de Proteção Civil (Referencial de Formação 861264). - Outros referenciais de formação que integrem a presente UFCD.
  • Observações

    Observações

    Conteúdos: 1. Abertura e apresentação do curso. 2. Missão e níveis de atuação das equipas de reconhecimento e avaliação de situação (ERAS) 3. Procedimentos de atuação - Reconhecimento e avaliação - Gestão da informação - Equipamentos 4. Meteorologia aplicada a incêndios rurais - Monitorização de elementos meteorológicos - Meteograma - Observação e recolha de informação meteorológica 5. Análise da zona de intervenção - Pontos sensíveis - Ameaças - Infraestruturas de apoio ao combate - Métodos expeditos de análise e avaliação do incêndio rural 6. Avaliação dos incêndios no perímetro urbano-rural - Tipo de aglomerados populacionais - Edificado - População - Acessos e infraestruturas de apoio - Tipo de combustível em redor das habitações 7. Ferramentas/instrumentos de apoio à decisão - GPS e estação meteorológica portátil - Sistemas de informação geográfica - Aplicações informáticas 8. Procedimentos de segurança 9. Práticas de reconhecimento e avaliação da situação 10. Avaliação (avaliação teórico-prática). Horário: pós-laboral Regime de funcionamento: on-line através de sessões síncronas no ZOOM + sessão prática presencial (um dia).
  • Metodologia de Avaliação

    Metodologia de Avaliação

    Os critérios de avaliação formativa são, nomeadamente: a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e assiduidade. Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90% da carga horária total por cada UFCD.

Centro Universitário

Porto | Fac.Ciênc.Naturais,Engª e Tecnol.
INSCREVER-ME

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Artur Fernandes Costa

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios