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Apresentação
Apresentação
A UC de Introdução ao Pensamento Contemporâneo torna-se pertinente para o Curso de Estudos de Segurança, na medida em que, entre outras possibilidades, ajuda, através do estudo dos diferentes autores contemporâneos, a compreender a sociedade, onde a segurança é uma peça-chave.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULP728-117
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos:Moderno e Contemporâneo
2. O pensamento liberal:
-John Locke (1632-1704), Adam Smith (1723-1790), Stuart Mill (1806-1873), Alexis Tocqueville (1805-1859) .
- As grandes linhas do pensamento liberal.
3. O pensamento marxista:
- O marxismo ocidental (de Antonio Gramsci à Escola de Frankfurt).
4. Pós-industrial:
- Da robótica industrial à Internet, à sociedade da informação.
5. Moderno e pós-moderno:
-Para uma fenomenologia do tempo presente - as características gerais do pós-modernismo.
6. O Século XX: "a crise do liberalismo, a democracia e a crise dos neos"
- A crítica do «totalitarismo»
- A crítica da «modernidade»
7. O pensamento e as ideias políticas em Portugal no século XX
- O Concílio Vaticano II e o pensamento cristão europeu
8. O Século XXI e as «novas ideias» na Europa e no Mundo:
- As redes sociais e as mobilizações sociais
- Os radicalismos: políticos e religiosos no Mundo
-Terrorismo, Segurança versus Estado de Direito Democrático
- Direitos Humanos e Cidadania
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Objetivos
Objetivos
Com esta Unidade Curricular pretende-se dotar os alunos, em primeiro lugar, de instrumentos conceptuais adequados não só a uma eficaz operacionalização do pensamento analítico, reflexivo e articulado aos grandes temas da contemporaneidade, mas também, em segundo lugar, de capacidades que lhes permitam compreender as grandes correntes de pensamento que mais influenciaram e influenciam a história contemporânea.
Os alunos com esta UC deverão adquirir capacidades de analisar criticamente as diferentes etapas do Pensamento Contemporâneo e serem capzes de adaptar as teorias dos diferentes autores à realidade do século XXI, em consonância com o pensamento europeu.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams, I. & Dyson, R.W. (2010). 50 pensadores políticos essenciais. 2ª ed. RJ: DIFEL.
Amaral, D.F. (2011) História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina.
Banond, I. (2014). História das Ideias Políticas. Parede: Principia.
Cunha, J.S. (1981). História Breve das Ideias Políticas. Porto: Lello & Irmão.
Ferro, P.R. (2012). Democracia Liberal. Coimbra: Almedina.
Habermas, J. (2015). Teoria Política. Vol. IV. Lisboa: Edições 70.
Kukathas, C. & Pettit, P. (2005). Rawls: «uma teoria da justiça» e os seus críticos. Lisboa: Gradiva.
Locke, J. (2014). Carta sobre a Tolerância. Lisboa: Ed. 70.
Manent, P. (2015). História Intelectual do Liberalismo. Lisboa: Ed. 70
Neves, F. S. (2015). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Rosas, J.C. (2015). Manual de Filosofia Política. 2ª ed. Coimbra: Edições Almedina.
Sen, A. (2010). A Ideia de justiça. Coimbra: Almedina.
Silva, J.M.R. (2013). A Nova ordem Internacional e a Crise Europeia. Lisboa: Chiado Editora.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não