filmeu

Disciplina Ginástica II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Ginástica II, enquadra-se no 2º ano da formação inicial do 1º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar.

    Visa a apropriação pelos alunos de conhecimentos pedagógico-profissionais, habilidades, hábitos e capacidades, necessários à condução do processo ensino-aprendizagem, no seio do sistema educativo, na matéria cultural referente - Ginástica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1- Aparelhos Gímnicos: Características, Manuseamento, Medidas de Segurança
    CP2- Solo ( Rolamentos, AFI, Roda, Rondada, Salto de mãos, Mortais;
    Saltos (Salto de entre-mãos engrupado, Salto de eixo);Barra - Fixa e Paralelas Assimétricas (Subida de
    frente para apoio facial, Volta de apoio, facial à retaguarda, Balanços em apoio, Saídas de balanço em
    apoio à retaguarda, Ligação de vários elementos);Trave (Deslocamentos, Elementos gímnicos, Saltos,
    Equilíbrios, Pivots, Rolamento à frente, Roda, Entradas, Saídas, Ligação de vários elementos);Mini -
    Trampolim Saltos ( extensão; engrupado; carpa, Pirueta vertical, Mortal à frente engrupado, Mortal à
    retaguarda engrupado); G. Acrobática: ( Pares, Trios, coreografia musicada); G. Ritmica: (Arco, Corda;
    Bola, coreografia musicada). CP3 - Estrutura organizativa de uma aula. Segurança e redução dos riscos
    na intervenção: Organização e funcionamento de uma aula

  • Objetivos

    Objetivos

    Oa1) Conhecer, interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos
    nas atividades de base da ginástica, com recurso a linguagem e terminologia adequadas.
    Oa2) adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas, incluindo
    conhecimentos de preparação física geral e específica, música e coreografia, inerentes à execução
    correta dos elementos gímnicos abordados na didática da unidade curricular;
    Oa3) . Conhecer, interpretar e aplicar corretamente as formas de intervenção do professor na concepção
    e aplicação de uma estrutura de sessão/aula de ginástica para crianças e jovens em idade escolar, com
    recurso a diferentes níveis de planeamento;
    Oa4) ter noções básicas de segurança na prática e utilização correta das formas de intervenção do
    professor,

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora

    Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de Trampolins. Porto: Porto Editora.

    Peixoto, C. (1993). Ginástica Desportiva. Lisboa: Edições FMH.

    Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. Lisboa: Edições FMH.

     Pomona, F (2023). Gymnastics for all: world wide Experiência. Federation international  Gymnastics (FIG). ISBN 9786555175547

    Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora. 1ª Edição,    Federação de Ginástica de Portugal.



     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios