filmeu

Disciplina Estágio em Contexto Desportivo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC enquadra-se no 1o ciclo, e na área científica, de Educação Física e Desporto. O seu objetivo é a intervenção plena do estudante na atividade profissional, realizada em diferentes contextos desportivos. Através da realização de um estágio, o estudante tem a oportunidade de integrar uma equipa de trabalho, em contexto real de práica, e iniciar, progressivamente, a sua futura atividade profissional. Esta interação gradual em contexto real de prática, garante a consolidação das conhecimentos e competências adquiridas durante os dois anos anteriores da licenciatura, e potencia a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, determinantes para uma preparação específica e abrangente. A realização desta UC, no último ano do plano de estudos, fornece aos estudante uma intensa experiência de preparação para as atividades profissionais no âmbito de diferentes contextos desportivos e garante uma estreita colaboração com diferentes Instituições de Acolhimento.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os Conteúdos Programáticos (CP) são:

    1. Características fundamentais de diferentes contextos desportivos (escolas, clubes, ginásios, exercício para séniores): realidade específica, infraestruturas e equipamentos, principais objetivos e população alvo.

    2. Avaliação da condição física em contexto real de prática;

    3. Conceção e planeamento de treino no âmbito da manutencao e melhoria da condição física com diferentens populações;

    4. Operacionalização e controlo de treino no âmbito da manutencao e melhoria da condição fisica com diferentens populações;

    5. Intervenção em contexto real de prática: controlo e intervenção em escolas, clubes, ginásios e/ ou exercício para séniores.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos de aprendizagem (OA), são:

    OA1) Garantir a integração na estrutura de uma organização/empresa, possibilitando ao estudante a capacidade de reconhecer as sua características, nomeadamente, o respeito pela sua linha hierarquica, a cadeia para a tomada de decisoes e a relacao horizontal interpessoal;

    OA2) Complementar a formação académica dos estudantes através do contacto com a realidade do mercado de trabalho;

    OA3) Proporcionar a consolidação e o aprofundamento da formação teórico-prática, através da integração do estudante numa atividade laboral, onde este aplique, em contexto real, os conhecimentos e as competencias adquiridas ao longo da sua formacao académica.

    OA4) Possibilitar que o estudante adquira autonomia no desempenho das tarefas que lhe forem propostas, a capacidade de cumprimento responsavel das recomendações impostas pelo seu superior, e a aceitação das diretrizes gerais de conduta e trabalho, específicas do seu ambiente profissional.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Experimentação  e exercitação  prática (ME1); Práticas pedagógicas em situação real de planeamento, organização  e intervenção  no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2); Resolução de casos práticos (ME3), Análise e discussão de situações hipotéticas (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5); Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American College of Sports Medicine. (2018). Diretrizes ACSM – Para os testes de Esforço e a sua Prescrição (10ª ed.). W. Kluwer.

    American college of sports (2021). ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription (11th ed.). United States: Wolters Kluwer.

    Clark, M., Lucett, S. & Sutton, B. (2012). NASM Essentials of Personal Fitness Training. 4th Ed. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.

    WHO. (2021). Global Recommendations on Physical Activity for Health. Geneve.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios