filmeu

Disciplina Seminários I

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC E enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos atualizados e a sua reflexão sobre as questões pertinentes em Educação Física. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Formação Inicial Vs Contexto Real de Ensino

    CP2. Conceção e Planeamento: as Bases do Processo de Ensino - Aprendizagem

    CP3. Organização e Gestão do Processo de Ensino Aprendizagem

    CP4. Níveis de aprendizagem e Motivação para a prática

    CP5. O processo de Avaliação

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta UC pretende-se proporcionar aos estudantes a discussão acerca de problemática associadas à prática pedagógica, bem como o contacto com temas específicos na área da educação e do ensino que serão abordados por especialistas nacionais e/ou internacionais, promovendo o aperfeiçoamento de competências teóricas e práticas dos estudantes no âmbito do ensino da Educação Física.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Batista, P. (2008). Discursos sobre a competência: contributo para a (re)construção de um conceito de competência aplicável ao profissional do desporto. Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

    Bento, J. (2001). As funções da Educação Física. Horizonte – Revista de Educação Física e Desporto, 8 (45), 101-107.

    Bento, J. (2003): Planeamento e Avaliação em Educação Física. 3a ed. Lisboa: Livros Horizonte.

    Grillo, M. (2006). O professor e a docência: O encontro com o aluno. In Enricone, D. (Org.) Ser Professor. Porto Alegre: EDIPUCRS.

    Santo, J. E. (2009). Formação de Professores para a prevenção da indisciplina. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 08, 87-100 Consult. 17 Setembro, 2021, disponível em http://sisifo.fpce.ul.pt

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios