filmeu

Disciplina História e Filosofia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC História e Filosofia da Educação enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Educação. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflecção sobre as principais questões da História e Filosofia da Educação. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflecções para as questões práticas do seu futuro profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    (CP) 1) História da Educação: objeto, fontes e objetivos

    CP2. Filosofia da educação: questionamento do processo educativo

    CP3.. Uma modernização tardia. Sobre as raízes do ‘atraso educativo português’: 

    As reformas pombalinas ou as origens da escola pública em Portugal

    CP4. A Primeira República em Portugal: 

              Das intenções generosas ao desengano das realidades

    CP5. Educação no Estado Novo: entre a alfabetização de todos e a (re)educação das elites: 

                Instrução Pública ou Educação Nacional? O debate sobre a designação do Minis

                A educação no pensamento colonial português

    CP6. Tempos e andamentos das políticas de educação no Portugal democrático: 

               Da reforma educativa (1986-1990) às reformas neoliberais e conservadoras (2012-2015).

            Promessas não cumpridas e os significados atribuídos à crise da/na escola

    CP7.Europeização, globalização e novas formas de governação transnacional dos sistemas educativos.

     O processo de Bolonha

  • Objetivos

    Objetivos

    Define-se os objetivos de aprendizagem (OA):

    OA1) Analisar as relações entre Educação, História e Filosofia através de uma reflexão crítica sobre as bases filosóficas e históricas, princípios e influências das principais conceções e tendências do pensamento pedagógico;

    OA2) Analisar as principais ideias pedagógicas, desde o século XV até ao movimento da 'Escola Nova';

    OA3) Refletir sobre a Educação enquanto prática fundamental da existência humana;

    OA4) Comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados, a diferentes interlocutores em sala de aula;

    OA5) Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino  serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva;   Visionamento e discussão de documentários/vídeos ; Pesquisa bibliográfica;  Análise de artigos científicos, Atividades em pequeno grupo ;  Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido 

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amado, J. & Boavida, J. (2006). Ciências da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

    Aranha, M. (2020). História da Educação e da Pedagogia.  Moderna.

    Ferreira, A. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação em Questão, Natal, EDUFRN, 40 (26), 19-30.

    Magalhães, J. (2010). Da cadeira ao banco. Escola e modernização (Séculos XVIII-XX). Educa/ Unidade de I&D de Ciências da Educação.

    Negrín Fajardo, O. & Vergara Ciordia, F. (2009). Historia de la Educación.  Ramón Areces.

    Nóvoa, A. & Santa-Clara A. T. (2003). “Liceus de Portugal”. Histórias, arquivos, memórias. ASA.

    Ozmon, H. & Craver, S.  (2004). Fundamentos Filosóficos da Educação. Artmed.

    Reis, C.F.S. (2014). Educação e cultura mediática: Análise de implicações deseducativas. Âncora/Centro de Estudos Ibéricos.

    Piletti, C. & Pileti, N. (2002).  Filosofia e História da Educação: Ática.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios