filmeu

Disciplina Ensino da Educação Física

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular (UC) Ensino da Educação Física pretende promover competências de planeamento em Educação Física, bem como competências de instrução e feedback e demonstrar critérios de qualidade de uma aula de Educação Física.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Planeamento em Educação Física e Desporto

    - Planeamento anual, de Unidade Didática e plano de aula

    CP2. Desenho das tarefas de aprendizagem.

    - Tarefas de informação, refinamento, extensão, aplicação;

    - Progressões didático-metodológicas.

    CP3. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

    - Diferentes formas de representar e formular a matéria;

    - Análise e conceção de materiais didáticos.

    CP4. Instrução

    - Papel, momentos, estratégias e fatores otimizadores da qualidade da Instrução.

    - Técnicas de reflexão do ensino; Instrumentos de análise sobre o processo de instrução.

    CP5. O Feedback pedagógico e o seu papel na aprendizagem: tipos e critérios de sucesso.

    CP6. A avaliação das aprendizagens em Educação Física.

    - Instrumentos, Momentos e Critérios de avaliação.

    CP7. Modelos de instrução e estilos de ensino inovadores para o ensino de educação física.

    - Estilos de ensino de Mosston; Modelos de instrução de Metzler;

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular (UC) Ensino da Educação Física tem como objetivos de aprendizagem (OA):

    OA1) Conhecer e aplicar processos de planeamento da atividade pedagógica em Educação Física;

    OA2) Estabelecer progressões na estruturação didático-metodológica do conteúdo em Educação Física;

    OA3) Reconhecer a importância e formas de desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo;

    OA4) Conhecer, identificar e refletir sobre boas práticas de instrução em Educação Física.

    OA5) Conhecer e identificar boas práticas de feedback pedagógico em Educação Física.

    OA6) Aprender e desenvolver instrumentos de avaliação das aprendizagens em Educação Física;

    OA7) Fomentar uma atitude de inovação pedagógica, através do conhecimento de diversos estilos de ensino e modelos de instrução.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As atividades a desenvolver nas aulas TP incluem o visionamento de prática pedagógica através de meios audiovisuais e análise de dados obtidos a partir da observação da prática de ensino em contexto real. O sistema de ensino a distância será usado com o auxílio da plataforma Moodle para que os materiais de apoio e os exercícios práticos fiquem disponíveis para os estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Metzler, M. (2011). Instructional Models for Physical Education. London: Allyn and Bacon.

    Muska, M. & Ashworth, S. (2008). Teaching Physical Education. First online edition. https://spectrumofteachingstyles.org

    Rink, J. (2010). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis: Mosby

    Siedentop, D., Hastie, P. & Van der Mars, H. (2019). Complete guide to sport education. Champaign, IL : Human Kinetics.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios